sábado, 25 de abril de 2009

A sobrevivência ao suicídio: breve e boa notícia

O Boletim Sociedade Viva - Violência e Saúde, de Campo Grande-MS, noticiou:

Psicóloga fala sobre atenção ao suicídio

Em palestra realizada no início da tarde de terça-feira, 09/11, a psicóloga do projeto Prevenção ao Suicídio da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Isabel de Araújo Quental, relatou sua experiência no atendimento a pacientes adultos sobreviventes a tentativas de suicídio. O serviço funciona desde 2001, no hospital Philippe Pinel, e recebe tanto pacientes quanto familiares dessas pessoas.

“O atendimento é feito em sistema ambulatorial, sem agendamento prévio. As pessoas são informadas sobre o serviço, geralmente nos hospitais onde são socorridas. Elas já chegam sabendo em que dias e horários o serviço é oferecido e então procuram o grupo que mais lhes convier”, explicou. 

A psicóloga comentou também sobre o fato de o suicídio ainda ser tratado como um tabu e de “estar associado a outras mazelas sociais, a outros tipos de violência, além da auto-violência”.

Com essa argumentação, a psicóloga justificou a fragilidade destes pacientes e do respeito e cuidado que deve cercar o trabalho a eles direcionado. “Temos que respeitar o tempo de cada um. Nem sempre é na primeira sessão que eles se abrem”. 

Ela disse ainda que do grupo de 38 pacientes que freqüentaram regularmente as sessões propostas, nenhum voltar a atentar contra a própria vida.

Fonte: http://www.ccs.saude.gov.br/sociedadeviva/itinerancia/campogrande/Boletim2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário