segunda-feira, 13 de abril de 2009

Linha 149 é inaugurada em Assunção, no Paraguai

Linha 149 para pessoas em situação de crise é inaugurada 
Elvira Olmedo Zorrilla

“Para que nasci?”, “cansei de viver...”, são algumas das frases que costumam dizer com insistência os que desejam suicidar-se. Uma experiência traumática com final feliz, porém, nos conta Estela, de 40 anos, mãe de quatro filhos, que ante o desespero de não ter dinheiro para sustentar os filhos, tentou se matar. Um fato que não se consumou graças a um telefonema ao psicólogo que atende pessoas em desespero. 

A depressão é uma doença que pode chegar a ser crônica se não tratada a tempo. Seus portadores são capazes de atentar contra a própria vida. Uma pausa oportuna – via telefone em muitos casos – é fundamental para se salvar uma vida.  

Na semana passada, foi iniciada o trabalho da “Emergência 149” para as pessoas em estado de crise. Esta linha emergencial é fruto do trabalho dos integrantes da Associação Paraguaia de Prevenção do Suicídio, cuja sede está situada na rua Washington, 853, Assunção. 

Para se atender às chamadas necessita-se de voluntários entre 20 e 40 anos, de preferência estudantes de psicología ou de serviço social. A idéia é que o atendimento inicialmente vá de 8:30 às 18:00 de segunda a sexta, até tornar-se, posteriormente, integral (24 horas). 

“Muitas vidas podem ser salvas se proporcionarmos uma pausa necessária em momento oportuno”, afirmou o presidente da associação, Manuel Zavala, acrescentando que a vida humana é muito valiosa, tendo ele próprio salvado do suicídio aproximadamente 600 pessoas. 

Diz ainda Zavala que o suicida não quer morrer, deseja apenas deixar de sofrer. Com uma psicoterapia adequada pode-se recuperar o doente que caiu em depressão. Por isso, tem destinado parte de suas consultas em sua clínica particular ao atendimento gratuito a pessoas de poucos recursos. Um dos vários casos atendidos é o de uma mulher desesperada pela falta de dinheiro, que narra sua história. Um simples telefonema pode ser, às vezes, a diferença entre a vida e a morte. 

Causas da depressão 

O presidente da APPS indica como as causas mais comuns de depressão no Paraguai a desilusão amorosa e os problemas econômicos. Acrescentou ainda que os sinais de alarmes emitidos pelas pessoas que desejam intentar contra a própria vida são três: 

Manifestação verbal: 
. A pessoa diz: “para que eu nasci?”, “não quero mais continuar vivendo”, etc. 

Mudança de conduta: 
. Mudança repentina: de uma vida social normal ao isolamento. Começa a se vestir de forma desleixada. 

Crise: 
. Ocorre uma grande frustração ou desilusão e a pessoa não encontra apoio na família.  

Para conhecer o caso que teve um final feliz, dado por Zavala, pela linha 149 da Associação Paraguaia de Prevenção ao Suicídio, leia a matéria completa.

Fonte: http://www.abc.com.py/2009-04-12/articulos/511682/habilitan-linea-telefonica-emergencias-149-para-personas-en-situacion-de-crisis

Tradução: Abel Sidney 
Com o auxílio do Apertium programa de código aberto (open-source) de tradução automática (http://www.apertium.org/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário