sábado, 3 de janeiro de 2009

Notícia sobre prevenção do suicídio (dez/2008)


Palestras debatem fatores associados aos suicídios
A chegada do Natal dispara um alerta entre psiquiatras e psicólogos

A chegada do Natal dispara um alerta entre psiquiatras e psicólogos. É neste período do ano que podem ocorrer suicídios entre pessoas que possam ter algum transtorno psicológico crônico ou estar passando por algum sério distúrbio desta natureza. Um fórum realizado na sexta, 5, e ontem, no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Piauí, pôs em debate os fatores relacionados às causas do suicídio e sua prevenção.

Na manhã do sábado, o palestrante do evento foi o médico psiquiatra cearense Fábio Souza, de Fortaleza. O tema abordado por ele foi o "Suicídio na Adolescência". Em sua explanação, Fábio apresentou um painel sobre problemas físicos e psicológicos que possam levar alguém a tirar a própria vida.

Segundo ele, o transtorno bipolar aliado à depressão é um dos fatores de alto risco. A depressão é um dos fatores que está intimamente ligada ao suicídio. É ela que reforça o sofrimento de pacientes com perdas recentes, problemas interpessoais, instabilidade familiar e a comoção causada pelo período natalino - que podem influenciar na decisão pelo suicídio.

"O Natal é uma época muito feliz para a maioria das pessoas, mas para quem sofre de algum transtorno psicológico o período pode vir a ser um momento muito ruim", salientou o psiquiatra. Doutor Fábio Souza afirma só tirar férias após o fim do ano, justamente para monitorar seus pacientes.

Na palestra, o médico apresentou dados científicos que constatam que os transtornos de humor são responsáveis por 38% dos fatores que podem influenciar na decisão pelo suicídio. Entre os fatores físicos, a esquizofrenia é responsável por 10% dos fatores destas mortes e o alcoolismo é responsável de 5% a 10% delas. "É bom lembrar sempre que o álcool é depressor do sistema nervoso central, já a partir do primeiro gole", ressaltou. O alerta é importante nesta época do ano em que o aumenta o consumo de bebidas alcoólicas.

O psiquiatra Fábio Souza é membro do Projeto de Apoio à Vida [Pravida], entidade que promove a prevenção do suicídio em Fortaleza, no Ceará. Criada em 2004, a organização faz atendimento ao público e capacitação dos voluntários que dela fazem parte. Todos os anos, no dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o Pravida desenvolve ações na capital cearense como caminhadas de sensibilização. Só em 2007, o projeto atendeu cerca de 224 casos de possíveis suicidas. "Até agora, todos estes pacientes atendidos no ano, passado continuam vivos", garante o psiquiatra.

Fonte: http://180graus.brasilportais.com.br/geral/palestras-debatem-fatores-associados-aos-suicidios-70256.html
Data: 07/12/2008 

Nenhum comentário:

Postar um comentário