quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Da catalunha: um plano de ação consistente na prevenção do suicídio

A equipe de profissionais de saúde mental do Hospital Santa Creu e Sant Pau e do Centro de Psicoterapia Barcelona-Serveis Saúde Mental que se dedica ao estudo, assistência e prevenção das condutas autodestrutivas e suicidas, cobre uma região de Barcelona, o Dreta Eixample.

Digno de atenção e estudo é o programa de prevenção da conduta suicida por eles lançado, em março de 2006, buscando atender a necessidade da intervenção urgente na realidade local “para conhecer as características da conduta suicida entre a população catalana, a partir de 2004, lançar um programa de assistência e avaliar seus resultados”.

Os objetivos gerais do plano são:

1) a prevenção à consumação do suicídio;

2) a prevenção à recidiva de tentativas;

3) o controle da ideação suicida para se evitar a concretização do ato.

Os objetivos específicos a se desenvolver nas diferentes fases do plano prevêem:

- Sensibilização dos profissionais envolvidos neste trabalho;

- Coleta de dados confiáveis sobre a ocorrência conduta suicida na região do Dreita Eixample;

- Levantamento das situações de risco suicida;

- Monitoramento constante das condutas e situações de risco suicida;

- Controle da situação até que o paciente possa ser incluído na rotina de atendimento dos programas de saúde mental;

- Coordenação das equipes e dos recursos disponíveis nos diferentes setores dos serviços de atendimento.

Na terceira fase do programa são propostas algumas inovações, por meio de duas ações:

Assistência aos pacientes com condutas ou risco suicida

· Otimização dos recursos existentes;

· Introdução de “coordenadores ou supervisores” para o tratamento continuado face ao risco suicida (“agentes antilíticos”);

· A criação de intervenções terapêuticas grupal ou individual para pacientes suicidas.

Intervenção rápida diante de condutas autodestrutivas

- Atenção aos pacientes com risco suicida procedentes das emergências ou atendidos nos ambulatórios.

- Elaboração de um plano terapêutico individualizado (PTI) em função das características e necessidades de cada paciente.

- Designação de um terapeuta específico para atendimento individualizado, de modo a assegurar a continuidade no tratamento do paciente.

9 comentários:

  1. Hj sábado a noite eu aqui dentro de casa,enquanto todos meus amigos e a maioria da população se divertindo.sei q tenho mais q agradecer do que pedir a deus,só de ta com saúde já e um dos motivos pra agradecer.bem to decidido ir...encontra com deus pq minha fe e grande nele,por esse motivo quero fica ao lado dele, não aguento mais esse mundo onde nada da certo pra mim,problema q sou filho único e de pais separados e minha mae TB tenho quase certeza pelo perfil psicológico dela cometara uma bobagem igual a minha.sei q vou parti só não sei o modo de fazer,queria fazer parecer um acidente pra não ser tão traumático pra minha família,já procurei ajuda nas relógios católicas,evangélicas,já benzi,espiritismo,todos tem a palavra bonita e de conforto,só que não tem adiantado em nada.bem me deparei com esse blog e vi q tem pessoas boas como vc q merecem tudo de bom nessa vida,pessoa que alem de ajudar deve absorver tudo.sabe o que e uma pessoa decidida então esse cara sou eu,já recori a última estância onde achei q viria a solução e do veio mais sofrinento,isso ai cara continue com esse trabalho lindo um dia encontraremos lá em cima abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pessoas decididas e corajosas como você MERECEM VIVER e superar TODAS AS DIFICULDADES. Deus a quem você diz acreditar e confiar PRECISA DE VOCÊ aqui, entre nós. se quiser conversar comigo (abelsidney@gmail.com) estou à disposição.

      Mas peço que você não se precipite tomando uma decisão que trará consequências desastrosas a você e aos seus familiares.

      Ainda é tempo de refazer, recomeçar, tentar novamente. Tente outra vez!!

      Excluir
  2. Eu não tenho mais forças quero mesmo dar fim a isso tudo

    ResponderExcluir
  3. Não estamos para avaliar as suas forças. Só pedimos que reconsidere e aceite nosso auxílio amigo! Se quiser conversar mais, estamos aqui, eu e meus companheiros dos Albergue Amigo! Escreva, se quiser, para albergueamigo@gmail.com

    Fica em paz,
    Abel

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Buda, bom dia!

      Aqui no nosso blog não é possível conversarmos como em um chat!!

      Você pode escrever para sosnaviporto@gmail.com. Estou à sua disposição, meu caro!!

      Fica em paz,
      Abel

      Excluir
  5. Ola meu nome e Paulo e todos os dias penso nisso tambem eu so nao fiz ainda por causa da familia e tudo.... Eu me sinto um lixo ...umas das piores pessoas do mundo...nao sou nem um pouco de me abrir..eu me acho horrivel... Sla eu so queria ser um pouquinho normal ser reconhecido ... Minha vida amorosa e uma bosta eu sempre encontro a decepcao...emprego eu nunca dou sorte sou sempre taxado de otario.. Na faculdade sou o mais burro.. Sla as vezes era melhor eu nao existir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, para ser direto e coerente preciso dizer *do que senti* ao ler sua mensagem e *do que eu sei* por ter já estar vivido em estado depressivo e com a baixa autoestima abaixo do chinelo!!

      Acredito que podemos nos refazer na jornada, dar a volta por cima, mesmo contra todas as expectativas.

      Acredito nas boas reviravoltas do destino, principalmente quando decidimos combater com as forças a *síndrome do coitadinho*.

      Acredito que sempre (embora poucas, mas suficientes) pessoas que podem nos estender a mão!

      Acredito que nascemos para *brilhar* - dentro dos limites do razoável.

      E acredito por fim que você não está senhor de todas as potencialidades por conta de uma doença de fundo emocional que precisa ser enfrentada devidamente, que é a depressão. Ela tem alterado a sua percepção de realidade...

      Enfim, acredite e lute por duas melhores em sua vida, por diaa de paz e de serenidade!!

      Se quiser me escrever, estou à sua disposição aqui: abelsidney@gmail.com

      Fica em paz,
      Abel

      Excluir
    2. Paulo, para ser direto e coerente preciso dizer *do que senti* ao ler sua mensagem e *do que eu sei* por ter já estar vivido em estado depressivo e com a baixa autoestima abaixo do chinelo!!

      Acredito que podemos nos refazer na jornada, dar a volta por cima, mesmo contra todas as expectativas.

      Acredito nas boas reviravoltas do destino, principalmente quando decidimos combater com todas as forças a *síndrome do coitadinho*.

      Acredito sempre (embora poucas, mas suficientes) que existem pessoas que podem nos estender a mão!

      Acredito que nascemos para *brilhar* - dentro dos limites do razoável.

      E acredito por fim que você não está senhor de todas as potencialidades por conta de uma doença de fundo emocional que precisa ser enfrentada devidamente, que é a depressão. Ela tem alterado a sua percepção de realidade...

      Enfim, acredite e lute por dias melhores em sua vida, por dias de paz e de serenidade!!

      Se quiser me escrever, estou à sua disposição aqui: abelsidney@gmail.com

      Fica em paz,
      Abel

      Excluir