quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Da catalunha: um plano de ação consistente na prevenção do suicídio

A equipe de profissionais de saúde mental do Hospital Santa Creu e Sant Pau e do Centro de Psicoterapia Barcelona-Serveis Saúde Mental que se dedica ao estudo, assistência e prevenção das condutas autodestrutivas e suicidas, cobre uma região de Barcelona, o Dreta Eixample.

Digno de atenção e estudo é o programa de prevenção da conduta suicida por eles lançado, em março de 2006, buscando atender a necessidade da intervenção urgente na realidade local “para conhecer as características da conduta suicida entre a população catalana, a partir de 2004, lançar um programa de assistência e avaliar seus resultados”.

Os objetivos gerais do plano são:

1) a prevenção à consumação do suicídio;

2) a prevenção à recidiva de tentativas;

3) o controle da ideação suicida para se evitar a concretização do ato.

Os objetivos específicos a se desenvolver nas diferentes fases do plano prevêem:

- Sensibilização dos profissionais envolvidos neste trabalho;

- Coleta de dados confiáveis sobre a ocorrência conduta suicida na região do Dreita Eixample;

- Levantamento das situações de risco suicida;

- Monitoramento constante das condutas e situações de risco suicida;

- Controle da situação até que o paciente possa ser incluído na rotina de atendimento dos programas de saúde mental;

- Coordenação das equipes e dos recursos disponíveis nos diferentes setores dos serviços de atendimento.

Na terceira fase do programa são propostas algumas inovações, por meio de duas ações:

Assistência aos pacientes com condutas ou risco suicida

· Otimização dos recursos existentes;

· Introdução de “coordenadores ou supervisores” para o tratamento continuado face ao risco suicida (“agentes antilíticos”);

· A criação de intervenções terapêuticas grupal ou individual para pacientes suicidas.

Intervenção rápida diante de condutas autodestrutivas

- Atenção aos pacientes com risco suicida procedentes das emergências ou atendidos nos ambulatórios.

- Elaboração de um plano terapêutico individualizado (PTI) em função das características e necessidades de cada paciente.

- Designação de um terapeuta específico para atendimento individualizado, de modo a assegurar a continuidade no tratamento do paciente.

4 comentários:

  1. Hj sábado a noite eu aqui dentro de casa,enquanto todos meus amigos e a maioria da população se divertindo.sei q tenho mais q agradecer do que pedir a deus,só de ta com saúde já e um dos motivos pra agradecer.bem to decidido ir...encontra com deus pq minha fe e grande nele,por esse motivo quero fica ao lado dele, não aguento mais esse mundo onde nada da certo pra mim,problema q sou filho único e de pais separados e minha mae TB tenho quase certeza pelo perfil psicológico dela cometara uma bobagem igual a minha.sei q vou parti só não sei o modo de fazer,queria fazer parecer um acidente pra não ser tão traumático pra minha família,já procurei ajuda nas relógios católicas,evangélicas,já benzi,espiritismo,todos tem a palavra bonita e de conforto,só que não tem adiantado em nada.bem me deparei com esse blog e vi q tem pessoas boas como vc q merecem tudo de bom nessa vida,pessoa que alem de ajudar deve absorver tudo.sabe o que e uma pessoa decidida então esse cara sou eu,já recori a última estância onde achei q viria a solução e do veio mais sofrinento,isso ai cara continue com esse trabalho lindo um dia encontraremos lá em cima abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pessoas decididas e corajosas como você MERECEM VIVER e superar TODAS AS DIFICULDADES. Deus a quem você diz acreditar e confiar PRECISA DE VOCÊ aqui, entre nós. se quiser conversar comigo (abelsidney@gmail.com) estou à disposição.

      Mas peço que você não se precipite tomando uma decisão que trará consequências desastrosas a você e aos seus familiares.

      Ainda é tempo de refazer, recomeçar, tentar novamente. Tente outra vez!!

      Excluir
  2. Eu não tenho mais forças quero mesmo dar fim a isso tudo

    ResponderExcluir
  3. Não estamos para avaliar as suas forças. Só pedimos que reconsidere e aceite nosso auxílio amigo! Se quiser conversar mais, estamos aqui, eu e meus companheiros dos Albergue Amigo! Escreva, se quiser, para albergueamigo@gmail.com

    Fica em paz,
    Abel

    ResponderExcluir