sábado, 17 de janeiro de 2009

Mais uma boa notícia: o fato e uma breve análise

Bombeiros evitam suicídio de mulher

A boa notícia (o fato) está transcrita abaixo, na íntegra.

Acionado para apoiar a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros evitou ontem o suicídio de uma mulher de 37 anos no Setor Dom Fernando. A vítima estava dentro do banheiro da residência e ameaçava cometer o suicídio com uma faca. O fato chamou a atenção dos vizinhos, que acompanharam toda a negociação. Muito nervosa e com a faca na mão, ela resistia aos apelos dos militares para não cometer o ato. Depois da longa negociação, um militar, em trajes civis, conquistou a confiança da vítima e conseguiu imobilizá-la. A mulher foi encaminhada, com vida e sem ferimentos, para o Pronto- Socorro Psiquiátrico. 

Fonte: Diário da manhã online http://www.dm.com.br/impresso/7739/cidades/61264,bombeiros_evitam_suicidio_de_mulher

A análise será breve. 

Em destaque: 1) a eficiência das forças de segurança pública no Brasil, que em dois dias salvou duas vidas e 2) a necessidade da contínua preparação dos profissionais para o enfrentamento destas e de outras situações de risco. 

O gerenciamento de crises, tópico especial que tem sido objeto de estudo e prática entre os policiais, é um instrumento essencial para o salvamento de vidas em face das ameaças de suicídio. E também rende um bom trabalho acadêmico, ficando aqui a sugestão.

E mais uma vez, para encerrar, devemos congratular as corporações militares e civis das nossas forças de segurança pública!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário