quinta-feira, 7 de maio de 2009

Cáritas e sua ação em favor da prevenção do suicídio, em Macau, China

A Cáritas é uma rede de ação social católica atuante em mais de duzentos países do mundo. O seu poder de mobilização e de ação solidária tem ajudado a salvar e promover muitas vidas.  Em Macau, cidade de fala portuguesa, encravada na China, próximo a Hong Kong, a Cáritas tem atuado também na prevenção do suicídio. 

Veja abaixo a matéria completa.

Organização cria novo serviço para residentes provindos de fora e prevenção do suicídio
Caritas ajuda estrangeiros

A Caritas oferece três novos serviços: para residentes estrangeiros, pessoas imobilizadas e indivíduos em risco de cometer suicídio. O recrutamento de voluntários continua aberto

Alexandra Lages

Agora, os residentes provindos do estrangeiro também podem contar com o apoio da Caritas. O novo serviço da organização arrancou oficialmente no início deste mês e visa fazer face a uma nova situação.

Em declarações ao Hoje Macau, o secretário-geral da Caritas, Paul Pun, salientou que os primeiros pedidos de ajuda de estrangeiros a viver na RAEM começaram em Novembro do ano passado. São pessoas que, por não dominarem a língua, têm dificuldades em gerir o seu dia-a-dia em Macau.

“Entre Novembro e Janeiro, fomos abordados por seis famílias estrangeiras. Como não falam as línguas locais, encontram vários obstáculos em aspectos simples como matricular as crianças nas escolas”, frisou.

Na calha está a organização de cursos de língua, aulas sobre Cultura e aconselhamento jurídico. “Queremos ajudar estas pessoas a conhecer bem a lei da RAEM, pois muitas vezes cometem infracções por falta de conhecimentos adequados”, acrescentou o mesmo responsável.

Actualmente, a Caritas já está a prestar apoio a estrangeiros principalmente no que diz respeito à disponibilização de espaços para a promoção de actividades e encontros sociais. O serviço de acesso à Internet é o mais utilizado. De acordo com Paul Pun, só em Janeiro, 360 indivíduos recorreram aos computadores da associação.

Ajudar a passear

Desde dia 26 do mês passado que foi inaugurada uma nova iniciativa de turismo para pessoas imobilizadas, também promovida pela Caritas. “Pretendemos dar a possibilidade a estas pessoas de saírem de casa. É uma actividade muito mais saudável e impede que entrem em depressão ou que pensem mesmo em suicídio. Como não se conseguem mover, ficam mais vulneráveis a este tipo de problemas”, salientou o secretário-geral da organização. Até agora, 15 indivíduos de Macau e quatro de Hong Kong já beneficiaram do novo serviço.

Há ainda novidades no campo da luta contra o suicídio. Além da linha telefónica de apoio, a Caritas vai lançar uma nova actividade centrada na prevenção. O objectivo é “ajudar as pessoas a enfrentar as suas dificuldades”, apontou Paul Pun.

Indivíduos com problemas financeiros – muitas vezes associados ao Jogo –, pessoas com depressões e idosos são os principais grupos de risco. A decisão de avançar com o novo serviço de aconselhamento foi tomada no mês passado, após o registo de um aumento de casos de suicídio em Janeiro.

A iniciativa não está relacionada com o recente caso de suicídio de mãe e filha, embora este seja um episódio paradigmático em relação ao apoio social que Caritas pretende prestar com o novo serviço. No início deste mês, uma mulher e a sua filha foram encontradas sem vida, na sua residência no Bairro Tamagnini Barbosa, por motivo de queima de carvão e consequente intoxicação respiratória. Foi o filho de 14 anos da falecida que detectou o incidente e que chamou a polícia. A mulher era antiga motorista de autocarro e tinha problemas de adição de Jogo, tendo-se divorciado há cerca de um ano.

Para os novos serviços, a Caritas continua à procura de voluntários. “Já iniciámos o recrutamento, que continua aberto”, informou.

Fonte: http://www.hojemacau.com/news.phtml?id=33710&type=society&today=14-04-2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário