domingo, 17 de maio de 2009

Ativismo contra homofobia denuncia suicídio de jovens discriminados

Os webjornais Página/12, da Argentina e Público.es, da Espanha, trataram, nesta semana (15 e 17 maio), da questão da luta contra a homofobia. 

O primeiro jornal abordou a história de "Las Hermanas de la Perpetua Indulgencia", uma confraria leiga de monjas californianas, ativistas contra a homofobia. Uma das monjas sentenciou, ao comentar sobre o suicídio de uma jovem: "Enquanto houver um só adolescente que sequer pense no suicídio por conta da homofobia, nosso ministério terá sentido"

O segundo órgão noticioso trata do anunciado plano do governo espanhol de "criar fiscais contra a homofobia", a partir da instituição da futura "Lei de Igualdade de Trato". Também informa sobre o "Día contra la Homofobia y la Transfobia", a ser lembrado hoje (dia 17 de maio).

Os ativistas espanhóis reinvidicam a existência de fiscais especializados em detectação de ações discriminatórias face ao assédio crescente nas escolas, atingindo principalmente os adolescentes que escolhem outras orientações e identidades sexuais.

A matéria destaca ainda um dado alarmante: a transfobia e a homofobia é a causa de um entre cada três tentativas de suicídio entre jovens.

Fontes:
http://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/soy/1-757-2009-05-16.html
http://www.publico.es/espana/225977/gobierno/planea/crear/fiscales/homofobia

Um comentário:

  1. Nossa, a causa 1 a cada 3 suicídios entre os jovens me chamou atenção. As instituições de ensino não estão preparadas para receber alunos homossexuais e às vezes acabam estimulando o preconceito. Em uma escola que estudei, que é pública, tinha um jovem que era tratado como se fosse louco. Ele perturbava a todos, andava de sala em sala interrompendo as aulas e dizia q a direção não fazia nada pq achava que ele era louco. Ele estava querendo ser tratado como todos os outros, estava pedindo que alguém lhe desse limite, mas ninguém dava pq o considerava anormal.

    ResponderExcluir