sexta-feira, 1 de maio de 2009

Conversa terapêutica

No artigo Tristeza e suicídio entre adolescentes: fatores de risco e proteção, de Miria Benincasa e Manuel Morgado Rezende, é apontado como fator de proteção a existência de “alguém confiável para conversar”. 

A rede de apoio, apontada pelos adolescentes deste estudo, envolve, inicialmente, amigos e namorados(as), porém, é estendida a familiares... A família se, por um lado, é vista como única fonte constante e fiel de apoio para o futuro, por outro, é incapaz de tolerar o conhecimento sobre as vivências atuais dos adolescentes.

A partir desta constatação os autores identificaram a necessidade de se criar espaços de escuta e de se implantar programas de proteção à saúde e à vida voltados aos adolescentes.

Evocando Renato Russo em Há Tempos, diante das "ferrugens nos sorrisos" e da "imprevisibilidade das ocasionais possibilidades de braços a oferecer conforto a quem procura abrigo e proteção", fica o alerta da tristeza que pode se tornar depressão e desta para o suicídio a distância é, às vezes, muito pequena...

Para saber mais: http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432006000100007&lng=pt&nrm=iso

Foto: Sanja Gjenero (Zagreb, Croácia)
Fonte: http://www.sxc.hu

Nenhum comentário:

Postar um comentário