quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Universidade Federal do Oeste da Bahia lança programação do Setembro Amarelo

Autocuidado é foco de campanha de prevenção ao suicídio

27 de agosto 2018

O suicídio é um grave problema de saúde pública que faz cerca de 800 mil vítimas anualmente, em uma estimativa de uma a cada 40 segundos. Para tratar sobre o assunto, os docentes do CCBS Carolina Souza, Bruno Klecius, Renata Moreira, Lidiane Tibúrcio, com colaboração da Pró-Reitoria de Graduação e Ações Afirmativas, promovem o projeto de extensão “Setembro Amarelo – Falar é a melhor solução. O autocuidado também”, como parte da campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

O projeto prevê uma intensa campanha na UFOB, com iluminação de suas instalações em luz amarela, exposição de cartazes com mensagens motivacionais, distribuição de panfletos e ações de acolhimento com a comunidade acadêmica. A programação também conta com palestras, exposições de arte e trabalhos, discussões de filmes, oficinas e mesa-redonda com profissionais da saúde mental. Ao final dos debates, será produzida a ‘Carta Amarela’.

Nesta edição, a campanha abordará o suicídio em temas transversais, como autocuidado focando nos discentes, servidores e população LGBT, considerando que o ambiente universitário é primordial para a abordagem do tema.

Confira a programação, ao final desta postagem, e participe.

Setembro Amarelo

O “Setembro Amarelo” é uma campanha nacional, iniciada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida - CVV, Conselho Federal de Medicina - CFM e pela Associação Brasileira de Psiquiatra - ABP. Tem periodicidade anual, sendo o mês de setembro central para a campanha que se utiliza da cor amarela como forma de divulgação.

Fonte: https://ufob.edu.br/noticias2/item/2028-autocuidado-e-foco-de-campanha-de-prevencao-ao-suicidio


Nenhum comentário:

Postar um comentário