quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Prefeitura de Campo Grande-MS lança programa de prevenção ao suicídio em escolas

Prefeitura lança programa de prevenção ao suicídio nas escolas de Campo Grande

MS é o terceiro estado com maior índice de suicídios

Mylena Rocha 20/8/2018

A Prefeitura de Campo Grande lançou nesta segunda-feira (20), o programa ‘Direitos Humanos pela Valorização da Vida – Por uma Campo Grande Livre do Suicídio’. Capital do terceiro estado com o maior número de suicídios, Campo Grande terá palestras sobre o assunto nas escolas.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) destacou que a metodologia do programa busca um contato mais próximo com os alunos. “Com o trabalho de toda equipe, nós vamos ganhando a atenção e confiança dos mesmos, para que possam falar abertamente sobre assuntos, que de outro modo não seria possível alcançar. As diretoras estão cientes do assunto e nós vamos ter muito êxito neste trabalho, que é de prevenção e valorização da vida”, disse Marquinhos.

Em relatório do Ministério da Saúde de 2017, MS teve 8,5 óbitos por suicídio a cada 100 mil habitantes, o terceiro maior índice do país. Na faixa etária entre 15 e 35 anos, o suicídio está entre as três maiores causas de morte. Para o subscretário de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Júnior, o desafio central é ampliar o conhecimento por parte de profissionais de saúde, da comunidade escolar, dos serviços sociais e dos cidadãos em geral.

O programa é formado por uma equipe multidisciplinar de esclarecimento e prevenção ao suicídio, que tem como objetivo conscientizar sobre os agravos da saúde mental e prevenção ao suicídio. “É importante falar do tema, pois se trata de um tabu, onde a maioria das pessoas não tem coragem ou oportunidade para falar sobre a sua dor ou seu sofrimento, que na maioria das vezes é ignorado ou mal interpretado”, comenta o coordenador Marco Antônio de Morais.

A superintendente de Gestão e Normas da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Alélis Izabel de Oliveira Gomes, informou que todos os diretores das escolas da Reme (Rede Municipal de Educação) e dos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) estão capacitados. “Os trabalhos contra o suicídio começaram devido a alguns casos encontrados nas escolas. E nossos coordenadores estão trabalhando para detectar os sinais de depressão que causa este problema do suicídio que acontece na sociedade moderna”.

A equipe do programa contará com palestrante, advogado de direitos violados, assistente social, psicólogo e psicopedagoga para identificar pessoas que necessitam de auxílio.

(Com informações da PMCG)

Fonte: www.midiamax.com.br/cotidiano/2018/prefeitura-lanca-programa-de-prevencao-ao-suicidio-nas-escolas-de-campo-grande/

Nenhum comentário:

Postar um comentário