quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Curso de extensão gratuito na UFMG sobre prevenção ao suicídio

O curso de extensão 'Modelos para a construção de um plano de prevenção do suicídio com o jovem universitário' será ministrado pelo professor Marcelo Tavares (UnB) em dois módulos. O primeiro módulo ocorrerá nos dias 13 e 14 de agosto (8h às 12h) e o segundo módulo nos dias 10 e 11 de setembro (8h às 12h).

Com 16 horas de duração o curso será dividido em 4 temas: Intervenção preventiva e intervenção terapêutica: Por um paradigma de integração de cuidados visando à saúde mental e ao bem estar na juventude; Prevenção universal, seletiva e indicada no contexto universitário; Introdução à intervenção em crise: identificação e manejo da crise no contexto universitário e Intervenção em crise no contexto clínico.

Programação 

MÓDULO 1
Intervenções preventivas precoces (8 horas)
Objetivo: Introduzir a definição do conceito de prevenção em saúde pública; identificação e organização de fatores de risco e de proteção e planejamento de intervenção preventiva.

Tema 1: Intervenção preventiva e intervenção terapêutica: Por um paradigma de integração de cuidados visando à saúde mental e ao bem estar na juventude.

Tema 2: Prevenção universal, seletiva e indicada no contexto universitário

MÓDULO 2
Intervenção nas emergências (8 horas)
Objetivos: apresentar e discutir a identificação, avaliação e intervenção de crise suicida

Tema 3: Introdução à intervenção em crise: identificação e manejo da crise no
contexto universitário

Tema 4: Intervenção em crise no contexto clínico

Fonte: www2.ufmg.br/proex/Noticias/Noticias/curso-prevencao-suicidio

Nenhum comentário:

Postar um comentário