terça-feira, 1 de junho de 2021

Há 20 anos 'Grupo Amor Vida', de Campo Grande-MS, ampara pessoas em crise por meio do telefone

Fundada no ano de 2001, desde então, a Associação vem prestando apoio emocional para pessoas em crise

Completando 20 anos em 2021, a Associação Grupo Amor Vida Arthur Hokama, ou Grupo Amor Vida (GAV) como é conhecido, tem a missão de prevenir o suicídio mediante o apoio emocional às pessoas em crise. Prestando serviços por meio do telefone, através de colaboradores voluntários, ao longo dos anos o GAV já realizou mais de 100 mil atendimentos.

Fundada no ano de 2001, desde então, a Associação vem prestando apoio emocional para pessoas em crise, oferecendo escuta empática e sem julgamentos, garantindo sempre a preservação da intimidade através do anonimato das chamadas.

Contando com o comprometimento de voluntários, o GAV é composto por colaboradores não remunerados, que passam por diversas capacitações e cursos, de como oferecer atendimento de forma acolhedora.

Nós voluntários passamos por um rigoroso curso de formação e treinamento para aprender a ouvir empaticamente, interagindo emocionalmente com o atendido sem direcionar as suas escolhas, e claro, respeitando sempre os valores e princípios éticos da Entidade”, explica Ton de Almeida, um dos voluntários que compõem o grupo de apoio.

Segundo Ton, o aumento da procura foi significativo, devido à pandemia da Covid-19. De acordo com ele, os colaboradores, como canal de apoio, precisaram de mais atenção voltada a este atual cenário.

O avanço da pandemia desencadeou diversas crises e problemas relacionados ao equilíbrio emocional, despertando em muitos a necessidade de buscar ajuda através do diálogo”, destacou.

Além de estar presente nas redes sociais, como no Facebook e Instagram, o GAV também ministra palestras e cursos relacionados à prevenção do suicídio e valorização da vida em órgãos públicos, escolas, universidades, entidades religiosas e empresas, além de participar ativamente das ações de prevenção do suicídio em conjunto com órgãos públicos e entidades privadas. Embora o cenário atual, devido à pandemia da covid-19, não permita palestras e eventos com um grande público, o grupo tem adaptado as discussões sobre o tema.

“Durante este período difícil que estamos passando, nossas palestras passaram para modalidade virtual, as demandas diminuíram um pouco, mas não deixamos de atender nenhuma empresa, órgão ou entidade que nos acionam para levarmos um pouco de entendimento relacionado à prevenção do suicídio”, contou.

Amparando aqueles que estão em momento de vulnerabilidade, o Grupo Amor Vida atende todos os dias, das 7h às 23h, pelos telefones +55 (67) 3383-4112, (67) 99973-8682 (Vivo) e (67) 99266-6560 (Claro), garantindo o anonimato, o sigilo e a não discriminação. Vale ressaltar que a identificação de chamadas é desativada nas operadoras de telefonia. Para saber mais sobre o trabalho grupo, acesse o Instagram do Grupo Amor Vida.

Fonte: www.acritica.net/light/ha-20-anos-grupo-amor-vida-ampara-pessoas-em-crise-por-meio-do/527872/

 


 


 

 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário