domingo, 22 de julho de 2012

Bom exemplo vindo de Pomerode - SC


NASF orienta a comunidade contra o suicídio através dos meios de comunicação

Desde o ano passado, a Secretaria de Saúde (SESA), por meio do Núcleo de Apoio da Família (NASF), desenvolve um projeto que trabalha a prevenção do suicídio em Pomerode. Neste sentido, a partir deste mês, o NASF entrará em contato com os meios de comunicações e demais órgãos importantes da cidade, com o objetivo de orientar a comunidade sobre o assunto.

A primeira ação realizada por intermédio do projeto intitulado “RE-VIVER”, foi uma capacitação das oito equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s). Participaram os agentes comunitários (que tem contato direto com a comunidade), os profissionais de serviços gerais, recepcionistas, assistentes, enfim, todos, que possam identificar sinais e sintomas e orientar, encaminhar ou acionar o serviço adequado em caso de suspeita ou de risco efetivo de suicídio. Também foi produzido um material denominado “Manual de Capacitação para a Rede de Saúde do Município de Pomerode”, que está sendo distribuído aos profissionais da rede para fomentar ainda mais o conhecimento sobre o tema.

Onde procurar ajuda?

Em Pomerode, as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) atendem a maior parte dos casos de risco de suicídio, encaminhando somente casos mais graves para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou para internação, de acordo com a avaliação da Equipe.

Em casos urgentes pode-se acionar o SAMU, os Bombeiros ou encaminhar a pessoa diretamente ao Hospital, para que receba o atendimento e os encaminhamentos necessários.

Outra opção que a população tem para procurar ajuda é o Centro de Valorização da Vida (CVV), localizado em Blumenau, que presta serviço voluntário, gratuito e sigiloso de apoio emocional à população. As pessoas podem ligar no telefone (47) 3329-4111 ou se dirigir até a sede, no horário das 7h às 22h. O CVV fica localizado na Rua Prof. Luiz Schwartz, nº 169, Velha, próximo à Vila Germânica.

Estatísticas

- 2000: mais ou menos 1 milhão suicídios no mundo

- 2020: mais ou menos 1,53 milhão de pessoas cometerá suicídio no mundo. E um número de 10 a 20 vezes maior de indivíduos tentará o suicídio

- O Brasil possui taxas baixas de suicídio: variam de 3,9 a 4,5 a cada 100 mil habitantes (2004)

- Santa Catarina: em 2010 foram 518 suicídios e, em 2011, foram 476 casos.

Em Pomerode:

- 2010: 4 casos (homens)

- 2011: 9 casos (6 homens e 3 mulheres)

- 2012: nenhum caso até o momento

A importância dos meios de comunicação para o combate do suicídio

O Suicídio é um problema mundial e de saúde pública, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde (MS). Conforme a Portaria 1.876/2006, estas três entidades desenvolvem a “Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio”.

A mídia desempenha um papel significativo na sociedade atual, ao proporcionar uma ampla gama de informações, através dos mais variados recursos. Influencia fortemente as atitudes, crenças e comportamentos da comunidade e ocupa um lugar central nas práticas políticas, econômicas e sociais. Devido a esta grande influência, os meios de comunicação podem também ter um papel ativo na prevenção do suicídio. A maneira como os meios de comunicação tratam casos públicos de suicídio pode influenciar a ocorrência de outros suicídios.

Referente a estas informações, o NASF também está divulgando para os meios de comunicação um manual elaborado pela OMS, que procura enfatizar o impacto que a cobertura midiática pode ter nos suicídios, indicar fontes de informações confiáveis, sugerir como abordar suicídios tanto em circunstâncias gerais quanto especificas e apontar as armadilhas a serem evitadas nas coberturas de suicídios. Para obter o Manual, basta acessar o link http://www.pomerode.sc.gov.br/downloads/Arquivos/Prevencao_Suicidio.pdf

Fonte: Assessoria de imprensa 3387-7213/7273
Acesso: http://www.pomerode.sc.gov.br/Noticia.asp?lang=pt&id_Noticia=1658
Data: 17 de julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário