segunda-feira, 25 de junho de 2012

Modelo matemático aplicado ao estudo estatístico do suicídio


O Prof. Dr. Walter Sydney Dutra Folly, da  Universidade Federal de Sergipe vem desenvolvendo  pesquisas sobre modelagens matemáticas aplicadas ao estudo estatístico do suicídio.

Em 2011, ele publicou pela PLoS ONE, revista científica de acesso livre, o artigo intitulado "The Threshold Bias Model: A mathematical model for the nomothetic approach of suicide", cujo resumo em português segue abaixo. O link para artigo é este.


O Modelo da Tendência Limiar: Um modelo matemático para a abordagem nomotética do suicídio

Resumo
Análises comparativas de dados de suicídio oriundos de diferentes países são difíceis de realizar devido à diversidade de abordagens e à falta de parâmetros adequados para comparação. Neste trabalho foi testado um modelo matemático simples (o Modelo da Tendência Limiar), que pode ser utilizado em comparações e previsões de taxas de suicídio por idade. Este modelo consiste em uma distribuição com seis parâmetros que foi ajustada às taxas americanas de suicídio por idade referentes aos anos 2001 e 2002. Posteriormente, foram realizadas extrapolações lineares dos valores de parâmetro previamente obtidos destes anos de forma a estimá-los para o ano de 2003. As distribuições calculadas apresentaram razoável concordância com os dados estatísticos e o modelo também foi utilizado para estimar a idade acima da qual as taxas de suicídio tornam-se estatisticamente observáveis nos EUA, Brasil e Sri Lanka. O Modelo da Tendência Limiar apresenta considerável aplicabilidade em estudos demográficos de suicídio. Além disso, como pode ser utilizado para prever a evolução temporal das taxas de suicídio por idade, este modelo pode ser de grande interesse para suicidólogos e outros pesquisadores na área de saúde mental.

Palavras-chave:  suicídio, taxas de suicídio, abordagem nomotética, modelo matemático, distribuição

Nenhum comentário:

Postar um comentário