quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pesquisa portuguesa sobre suicídio ganha prêmio internacional

Alexandre Teixeira ganha prémio no congresso mundial da IASP

Alexandre Teixeira (foto) apresentou um dos melhores posters no 26º congresso mundial da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) que decorreu em Pequim, na China.
A investigação distinguida aborda a“existência e prevalência de comportamentos suicidários”, isto é, pensamentos sobre o suicídio e tentativas de suicídio, “entre mulheres que se prostituem na rua”, explica Alexandre Teixeira ao Ciência Hoje.
Uma vez que “ainda existe um estigma muito forte em relação aos comportamentos suicidários e a quem tenta o suicídio e em relação às mulheres que se prostituem”, o investigador procurou perceber se estas mulheres teriam uma relação próxima com os comportamentos suicidários.

Ao compreender melhor esta relação, Alexandre Teixeira pretende “de alguma forma aliviar o peso que estas mulheres carregam, diminuindo a incidência de comportamentos suicidários”.

Na cidade do PortoA investigação foi desenvolvida no âmbito da tese de mestrado do psicólogo em Medicina Legal no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). O trabalho de terreno foi realizado na cidade do Porto, maioritariamente nos locais de trabalho destas mulheres.

O tópico do suicídio e da prevenção do suicídio desperta o interesse de Alexandre Teixeira desde há vários anos. Quando fez uma pesquisa sobre o tema do suicídio em prostitutas de rua, apercebeu-se que existia um enorme vazio de literatura sobre o tema. “Esta falta de informação levou-me a querer saber mais, pelo que a única alternativa era ir para o terreno investigar”, diz.


Segundo o investigador, em Portugal temos assistido a um “crescimento do número de suicídios levados a cabo nos últimos anos”. Uma vez que existem muitos factores que podem estar na origem dos comportamentos suicidários, é necessário compreender as dinâmicas por trás destes para encontrar melhores respostas no sentido de diminuir a incidência dos mesmos.

“Agora que temos mais alguns dados sobre o tema, podemos e devemos aprofundar o conhecimento uma vez que este primeiro estudo apenas nos permitiu um vislumbre sobre a relação destes dois fenómenos”, refere Alexandre Teixeira. “É importante também pensar em estratégias que permitam reduzir o peso e o estigma que estas mulheres carregam, de forma a diminuir a prevalência de comportamentos suicidários”, acrescenta.

Mitigar o fenómenoNo conjunto de mais de 106 posters e 150 comunicações orais apresentados no congresso da IASP, três posters e duas comunicações orais tiveram autores portugueses.

Para Alexandre Teixeira foi “uma enorme honra ser distinguido entre posters de tantos países e de tantos autores de referência mundial”. No entanto, “com a honra que a distinção traz, vem também uma responsabilidade acrescida de investigar mais este fenómeno e de tentar criar respostas para o mitigar”, salienta.

2011-09-21 Por Susana Lage

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=51009&op=all


Nenhum comentário:

Postar um comentário