segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Portugal expande prevenção ao suicídio

Direção-Geral de Saúde, de Portugal, quer prevenir suicídio

Projeto da região Centro vai ser alargado a todo o país. Medida está prevista no Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.

A Direção-Geral de Saúde vai alargar a todo o país um programa de prevenção do suicídio que funcionava há 4 anos na região Centro. Esta é uma das medidas previstas no Plano Nacional de Prevenção do Suicídio que é apresentado amanhã.

A informação é avançada, esta manhã, pelo jornal Público e foi confirmada à TSF. O projeto "Contigo" tinha nascido em 2009 naquela região depois do suicídio de uma aluna. A iniciativa foi da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e da Administração Regional de Saúde do Centro.

O responsável pelo projeto, José Carlos Santos, explica que este ano letivo a prevenção já vai chegar a mais alunos da zona Centro. No resto do país o ano vai ser para dar formação aos profissionais de saúde, sendo que às aulas as ações de formação só chegam no próximo ano letivo.

A Direção-Geral de Saúde já garantiu o financiamento deste projeto e as escolas interessadas em participar podem agora candidatar-se.

O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra salienta os bons resultados conseguidos até ao momento na zona Centro, onde os adolescentes alvo destas ações de formação melhoraram a capacidade de resolução de problemas, o bem estar mental, a auto-estima e os sintomas depressivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário