quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Os idosos em Portugal e as altas taxas de suicídio nesta faixa etária

Metade dos casos de suicídio em Portugal envolve idosos

Em 2010, cerca de 50% dos suicídios no País foram praticados por pessoas com 65 anos ou mais, escreve o Público. A conclusão é do estudo ‘Epidemiologia do Suicídio em Portugal, 1902-2010’, realizado pelo investigador Carlos Pinhão Ramalheira, que adiantou àquele jornal que “não se pode estabelecer relação direta entre suicídio e desemprego”.


Em 1941, os suicídios nos idosos correspondiam a cerca de 20% dos casos, valor que aumentou para 50% em 2010, escreve o jornal Público que divulga os resultados do estudo ‘Epidemiologia do Suicídio em Portugal, 1902-2010’, realizado pelo investigador Carlos Pinhão Ramalheira, no âmbito do seu mestrado integrado em Medicina.

Em declarações ao Público, o médico lamentou que o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio não se dedique mais a este grupo etário, defendendo a adoção de medidas que evitem o isolamento dos idosos, assim como o reforço da assistência social dada e das políticas de envelhecimento ativo.

De acordo com o investigador, “este efeito nos idosos foi extraordinariamente superior para o aumento dos suicídios do que o desemprego”, o que o leva a crer que “não se pode estabelecer relação direta entre suicídio e desemprego”. Além disso, os suicídios entre os empregados foram superiores ao verificado entre os desempregados.

Outra das conclusões do investigador foi que o número destes casos registados em Portugal desceu constantemente nos últimos cem anos.

Fonte: http://www.noticiasaominuto.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário