quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Jornalista homenageia CVV no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

No dia de prevenção do suicídio, uma homenagem ao CVV, que salva tantas vidas
Mônica Bernardes (jornalista e autora deste livro em destaque)

Neste Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10/09), seria muito bom que o assunto passasse a ser tratado de maneira aberta, sem ser considerado tabu.

A imprensa sempre teve dificuldade em abordar o tema, por considerar que falar de suicídio poderia ser um estímulo à prática. Mas, na verdade, acontece o contrário. A informação poderia ser útil para evitar novos casos.

Quando eu preparava o livro "Sou Feliz, Acredite!", tive o privilégio de entrevistar uma mulher especial cuja vida de altos e baixos a levou a um voluntariado de grande valor: Solange dos Santos atuou no Centro de Valorização da Vida, o CVV, uma entidade que oferece apoio emocional e já salvou muitas vidas. O testemunho sobre a rotina do atendimento foi comovente. As pessoas que se dispõem a ouvir quem está desesperado precisam de um equilíbrio fora do comum e é isso que, muitas vezes, garante o êxito do trabalho. Os voluntários usam estratégias bem elaboradas para lidar com quem busca ajuda. E a alegria é enorme  quando se percebe que uma simples conversa pode impedir que alguém dê fim à própria vida.

Quem trabalha no CVV sabe  que, na maioria dos casos, as pessoas não querem se matar. Querem mudar de vida. Sofrem com problemas emocionais, psicológicos, distúrbios mentais, dependências químicas, todo tipo de alteração capaz de tirar a pessoa do eixo. Mas, com cuidados médicos, psiquiátricos e com uma boa dose de atenção, muita gente pode virar o jogo e desistir de abrir mão da própria vida.

O CVV atende pelo telefone 141, todos os dias, dia e noite, sem parar. Uma homenagem a todos que têm coragem de exercer esse tipo de voluntariado.

Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/216339+no+dia+de+prevencao+do+suicidio+uma+homenagem+ao+cvv+que+salva+tantas+vidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário