terça-feira, 13 de março de 2012

Agenda :: Palestra do CVV em Barra Velha-SC

CVV vai a Barra Velha falar do combate ao suicídio

Nesta quarta-feira (14 de março), às 20h, você poderá conhecer melhor o trabalho do Centro de Valorização da Vida, o CVV, na luta contra o suicídio. João Régis, do posto do CVV de Itajaí, um dos mais atuantes ativistas de defesa da vida e contra o aborto, estará no auditório do Centro Espírita Jesus de Nazaré, para falar do trabalho do CVV no Brasil nas últimas décadas, e mostrar como o CVV já salvou muita gente do suicídio.
 
O Centro de Valorização da Vida, CVV, é uma das organizações não-governamentais (ONG) mais antigas do Brasil. Fundada em 1962 por um grupo de voluntários, foi reconhecida como entidade de utilidade pública federal em 20 de dezembro de 1973. Sua atuação baseia-se essencialmente no trabalho voluntário de milhares de pessoas distribuídas por todas as regiões do Brasil.
 
É associado ao Befrienders Worldwide, entidade que congrega instituições de apoio emocional e prevenção do suicídio em todo o mundo. Em 2004 e 2005 fez parte do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para definição da Estratégia Nacional para Prevenção do Suicídio.
 
Sua principal iniciativa é o Programa de Apoio Emocional realizado pelo telefone, chat, e-mil, VoIP, correspondência ou pessoalmente nos postos do CVV em todo o país (veja como acessar o serviço). Trata-se de um serviço gratuito, oferecido por voluntários que se colocam disponíveis à outra pessoa em uma conversa de ajuda e preocupados com os sentimentos dessa pessoa.
 
O Centro de Valorização mantém também o Francisca Julia Saúde Mental e Dependência Química e trouxe ao Brasil em 2004 o Programa Amigos do Zippy. Trata-se de um programa de desenvolvimento emocional para crianças de seis e sete anos em escolas públicas e particulares.
 
Após o amadurecimento do Programa, foi fundada a Associação pela Saúde Emocional de Crianças - ASEC, para sua gestão. São mais de 18.500 crianças beneficiadas por ano em 323 instituições de 39 cidades. Conheça mais no site www.amigosdozippy.org.br.
 
Então, lembrando: a palestra sobre o CVV é nesta quarta-feira, 20h, no Centro Espírita Jesus de Nazaré, Rua Lauro Ramos, centro, rua aqui da Rádio Aquarela FM. Se você convive com pessoas com problemas emocionais ou que ameaçaram um dia atentar contra a própria, ou se você mesmo passa por estes problemas, venha conhecer o trabalho.
 
Não se trata de uma palestra religiosa, mas humanitária, sobre esse importante trabalho. Hoje, esse trabalho conta com 70 postos no país, responsáveis por cerca de um milhão de atendimentos por ano, que duram em média 40 minutos, no caso das ligações telefônicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário