O Centro SOS Voz Amiga é uma instituição promotora da vida e, por consequência, com ações focadas também na prevenção do suicídio. Guarda alguns pontos de contato com o nosso CVV.
Para conhecermos um pouco mais esta experiência de além-mar, leiamos o que vai aí abaixo:
Breve História do SOS VOZ AMIGA
- O Centro SOS Voz Amiga foi o primeiro telefone de ajuda criado em Portugal, com início a 9 de Outubro de 1978.
- Funciona diariamente das 12h às 24h, todos os dias da semana, 365 dias por ano.
- O serviço é prestado exclusivamente por voluntários que recebem formação prévia especializada.
- É o único telefone de apoio emocional cujos voluntários se mantêm em formação contínua enquanto no activo, sob a supervisão técnica de profissionais de saúde mental.
- Durante os 32 anos de actividade ininterrupta do Centro, atenderam-se milhares de pessoas, de todos os pontos do país e de todas as idades.
Considerando que:
- Um em cada cinco portugueses sofre de perturbações psiquiátricas.
- A grande maioria dos que sofrem de perturbações psiquiátricas não tem acesso a qualquer tratamento médico.
- A maior parte dos recursos médicos continua centrada em Lisboa, Porto e Coimbra e funciona apenas em horário diurno durante os dias úteis.
- A nível privado, os custos da saúde mental são elevados, não estando acessíveis a toda a população.
- Actualmente privilegia-se a intervenção em comunidade em detrimento dos internamentos, mas não há redes de cuidados na comunidade.
- Nos Centros de Saúde os médicos não têm tempo para falar com o doente mental durante o tempo que lhe parece necessário.
- Em Portugal verifica-se uma quase total ausência de programas de prevenção e promoção de saúde mental.
- Faz parte do Plano Nacional de Saúde Mental (PNSM) a criação de estratégias e programas de prevenção da depressão, ansiedade e do suicídio.
- Faz parte do PNSM o apoio a linhas telefónicas de prevenção de suicídio.
- O volume de chamadas, os assuntos abordados e a procura regular dos que telefonam para o SOS Voz Amiga reforçam a ideia de que, em Portugal, continua a fazer sentido manter este tipo de linhas telefónicas de ajuda nos tempos que correm.
- Nalguns casos, este é o único serviço de apoio emocional a quem algumas pessoas recorrem.
- Existe na União Europeia um número verde de emergência – 116123 – que em Portugal não está atribuído a nenhuma instituição.
São expectativas do SOS Voz Amiga
- Assegurar a disponibilidade do serviço de atendimento 24 horas por dia.
- Poder vir a assegurar o funcionamento do número verde europeu (116123), em exclusivo ou em associação com outros números de apoio emocional activos em Portugal.
- Continuar acessível a quem precisa de falar de ideias de morte, prestando um serviço de apoio concreto na prevenção do suicídio.
- Constituir, mesmo que pontualmente, uma alternativa à solidão, ao isolamento e à segregação das pessoas com menos recursos no âmbito da saúde mental.
- Constituir, mesmo que pontualmente, uma alternativa para todos os que precisam de falar em anonimato e confidencialidade a qualquer hora do dia (12h-24h).
- Encontrar um parceiro na área da saúde que possa dotar o SOS Voz Amiga de meios que assegurem a continuidade do serviço, prestado numa base estável e sem interrupções decorrentes de graves carências financeiras.
- Assegurar a continuidade da formação e acompanhamento dos voluntários por técnicos de saúde mental, remunerados.
GANHOS PARA A SAÚDE
- Este serviço ajuda a libertar os serviços oficiais de saúde.
- Presta um apoio transversal a todo o país sem burocracias ou entraves através do simples custo duma chamada telefónica.
- Permite falar em anonimato e sem constrangimentos, porque o contacto não é presencial.
- Está disponível para pessoas com mobilidade reduzida.
- É um serviço que, pelas suas características, apresenta um baixo custo de funcionamento, mas em contrapartida fornece um serviço de qualidade com valor acrescentado para a sociedade portuguesa.
- Sem o SOS Voz Amiga maior número de pessoas ficaria privada do apoio de que necessita, apesar de o apoio prestado não ser de natureza técnica.
Fonte: Estela Lourenço, Centro SOS Voz Amiga, 06/05/2010
http://www.acs.min-saude.pt/pns2011-2016/2010/05/14/sos-voz-amiga/
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