sábado, 4 de julho de 2009

Suicídio em estudo em quatro cidades gaúchas

Projeto estuda os índices de suicídio em 4 regiões

Os municípios de Candelária, Santa Cruz do Sul, São Lourenço do Sul e Venâncio Aires foram escolhidos para a implantação do projeto Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. A definição das cidades ocorreu pelos altos índices registrados no Rio Grande do Sul. O estudo, solicitado pelo Ministério da Saúde à Universidade de Estácio de Sá (RJ), quer identificar se existe relação entre os suicídios e os agrotóxicos utilizados pelos agricultores no tabaco, pois os óbitos são geralmente registrados por pessoas que residiam no interior e trabalhavam com a fumicultura.

O município de Candelária sediou segunda e terça-feira a 3ª oficina sobre Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O encontro, que contou com a presença de representantes da área de saúde de diversos municípios, mostrou diagnósticos levantados nestas quatro cidades e foi realizado na AABB. A primeira oficina aconteceu na cidade de Santa Cruz do Sul nos dias 31 de março e 1° de abril. Já a segunda realizou-se em Porto Alegre nos dias 4 e 5 de maio.

O secretário de Saúde de Candelária, Aristides Feistler, diz que o município se ofereceu para sediar este terceiro encontro por entender a importância da elaboração deste trabalho. “A informação de que os suicídios têm relação direta com os agrotóxicos utilizados nas lavouras de fumo é empírica, pois até agora nenhum estudo comprova isso cientificamente”, explica.

Aristides afirma que o principal objetivo destes encontros é justamente identificar os verdadeiros motivos e desenvolver ações para prevenir e diminuir os índices. Enquanto a média nacional é de quatro homicídios para cada 100 mil habitantes, a proporção do município de Candelária em relação a este número chega a 24. Com base em atestados de óbito da Secretaria de Saúde, em 2005 o município registrou 5 casos de suicídio, sete em 2006, quatro em 2007 e seis em 2008.

Fonte: http://www.gazetadosul.com.br/default.php?arquivo=_noticia.php&intIdConteudo=115626&intIdEdicao=1819

Nenhum comentário:

Postar um comentário