domingo, 5 de julho de 2009

Suicídio e Juventude na Suiça

Jovens fazem prevenção ao suicídio de jovens

"O suicídio é um problema, não uma solução" e não adianta querer ignorá-lo. Com esse lema, a organização Stop Suicídio, de Genebra, está lançando uma grande campanha de prevenção.

Na faixa etária dos 14 aos 25 anos, o suicídio é a principal causa de morte na Suíça.

Cartazes como o desta página e outros serão espalhados por Genebra nas póximas semanas. Heverá tamém espetáculos teatrais, musicais, cinema, leituras de textos e uma marcha silenciosa para encerrar a campanha idealizada por Stop Suicídio, a primeira organização suíça de jovens que se dedica à prevenção do suicídio de jovens.

A organização foi fundada em Genebra, em setembro de 2000, quando da passeata silenciosa de estudantes de um colégio depois do suicídio de um de seus colegas.

"O suicídio não é apenas um problema médico mas de toda a sociedade é e preciso romper o silêncio em que está envolvido", afirma Florian Irminger, secretário da Stop Suicídio.

«Existe um amanhã!»
Lema da campanha Stop Suicídio.

Muro de resistência

"Nosso objetivo é informar e sensibilizar a população dessa chaga social e informar os jovens em questão sobre as possibilidades de ajuda que existem", explica Pauline Borsinger, responsável da campanha.

No anúncio de lançamento da campanha, a ex-deputada estadual Fabienne Bugnon falou das dificuldades que encontrou nos anos 90 quando tentou abordar a problemática do suicídio de jovens nas escolas e no Parlamento estadual de Genebra.

"Encontrei um muro de resistência e até colegas deputados disseram que isso era problema para enfermeiras e médicos", disse a deputada. "Ainda bem que as coisas evoluem principalmente graças também ao trabalho dos jovens da Stop Suicídio."

Realmente, certas pesquisas indicam que a publicidade de atos suicidas de pessoas conhecidas pode causar o fenômeno da idolatria, reconhecido inclusive pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Não culpabilizar os pais

Pesquisas mais recentes demonstram, no entanto, que falar do suicídio tende a dissuadí-los. Pesquisadores da Universidade Columbia, em Nova York, questionaram 2342 adolescentes de 13 a 19 anos e concluiram que o fato de se exprimir provoca uma descaraga emocional. Por outro lado, o grupo que não questionado respondeu que é ninguém se interessa por seus problemas.

Em todo caso, um dos aspectos que a campanha insiste é que "o suicídio não é um ato de coragem" e que também é importante não culpabilizar os pais.]

Estimativas alarmantes

Não existem estudos sistemáticos sobre o suicídio de jovens mas o Dr.Patrick Haemmerle, psiquiatra especialista em adolescentes em Fribourg, estima que "a cada três dias há um suicídio entre adolescentes e jovens adultos", na Suíça.

"Trata-se de um absurdo porque, em teoria, o suicídio é uma causa de morte evitável", afirma o psiquiatra. Na mesma categoria existiriam 15 a 20 mil tentativas de suicídio por ano.

Maja Perret, membro do Centro de Estudos e de Prevenção do Suicídio (CEPS), em Genebra também defende a mesma posição da Stop Suicídio.

"Durante muito tempo, pensávamos que era melhor não falar para evitar o efeito Werther, uma multiplicação de suicídios por imitaçáo. Hoje sabemos que a prevenção é uma questão de política sanitária que afeta todo mundo".

swissinfo, Claudinê Gonçalves

Fonte: http://www.swissinfo.ch/por/swissinfo.html?siteSect=105&sid=5782078&cKey=1116003691000

PS.: mais dois artigos sobre o suicídio na Suiça podem ser acessados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário