segunda-feira, 19 de agosto de 2019

UEPG Abraça: inclusão e acolhimento em atendimento psicossocial


Programa da UEPG zera fila por atendimentos psicossociais

Todas as pessoas que esperavam atendimento psicossocial na Universidade Estadual de Ponta Grossa foram chamadas para atendimento no programa UEPG Abraça. Este é um dos dados do relatório semestral das atividades do programa apresentado à reitoria. Entre fevereiro e julho de 2019, foram 489 atendimentos psicossociais, além dos grupos terapêuticos e eventos.

Como conta a coordenadora do programa, professora Lara Messias Floriano, este resultado era um dos objetivos iniciais do programa. "Queríamos primeiro chamar a todos que esperavam pelo atendimento; agora, podemos desenvolver ainda mais ações voltadas ao acompanhamento da saúde mental dos acadêmicos, professores e servidores da universidade", projeta.

Uma dessas ações é o evento "UEPG Abraça na Prevenção do Suicídio", que acontece na terça, 20, no Grande Auditório do Campus Central. O evento conta com palestras e debates sobre a prevenção e posvenção do suicídio, saúde mental dos acadêmicos e enfrentamento à violência autoprovocada. As inscrições estão abertas, pelo site.

"O projeto não é só o atendimento, mas também pesquisa e relatos de caso, para que outras instituições também se espelhem nas ações de sucesso", destaca a assistente social Amanda de Mello Silva Rodrigues, integrante do projeto.

Como funciona o UEPG Abraça

O UEPG Abraça é voltado para o acolhimento e acompanhamento psicossocial da comunidade da UEPG (acadêmicos, professores e servidores) e funciona desde novembro de 2018, no espaço próprio do programa no Campus Uvaranas (anexo à Farmácia Escola) e no ambulatório de saúde do Campus Central. O atendimento acontece as 8h às 19h e é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de enfermagem, serviço social, psicologia e psiquiatria (este último, em caso de encaminhamento para uso de medicação). "O aluno, técnico ou professor pode nos procurar diretamente no Programa, que fica no subsolo da Farmácia Escola, em frente ao Bloco M, no Campus Uvaranas", orienta a professora Lara.

Além dos atendimentos individuais, também são realizados grupos terapêuticos, destinados a diversos públicos. Há grupos para controle da ansiedade e depressão; voltados aos pós-graduandos; atividades de bem-estar e relaxamento; rodas de conversa com os servidores do Hospital Universitário; grupos para LGBTS; atendimento voltado para profissionais da enfermagem; para residentes multiprofissionais da área da saúde; e atividades para servidores em seus campos de serviço.

A equipe do UEPG Abraça está disponível para informações no telefone (42) 2102-8659, WhatsApp (42) 9.9141-8937, e-mail (prog.uepgabraca@gmail.com) ou nos locais de atendimento.

Fonte: www.diariodoscampos.com.br/noticia/programa-da-uepg-zera-fila-por-atendimentos-psicossociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário