domingo, 4 de agosto de 2019

Foz do Iguaçu lança novos procedimentos, em rede, na prevenção de suicídio

Secretaria de Saúde e Unioeste desenvolvem programa para prevenção ao suicídio

Será criado um fluxograma de processos para o atendimento da ideação e tentativa de suicídio.


A Secretaria Municipal de Saúde (SMMA) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) desenvolvem, pela primeira vez, um fluxograma de processos para o atendimento da ideação e tentativa de suicídio. O diagrama conterá os novos fluxos para o atendimento e manejo dos pacientes em toda a rede pública. 

A proposta foi apresentada e debatida em um encontro realizado na tarde de ontem, quarta-feira, 31, no auditório da Vigilância Sanitária. Participaram as equipes das Diretorias de Assistência Especializada, Atenção Básica, Urgência e Emergência, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Samu, Hospital Municipal, Assistência Social e o curso de Enfermagem da Unioeste.

O foco é aperfeiçoar o atendimento da rede à pacientes com ideação de suicídio e vítimas de autoextermínio. O fluxograma, com os novos protocolos, contribuirá para garantir os encaminhamentos adequados dos pacientes na rede pública. A política é fundamental para prevenção do suicídio.

“É muito importante para que os profissionais possam compreender os processos e os devidos encaminhamentos dos pacientes atendidos. Temos um alto índice de procura por ideação e tentativa de suicídio. Neste semestre, o Hospital Municipal registrou mais de 100 pacientes internados por intoxicação exógena ou automutilação”, contou a chefe de Divisão de Saúde Mental, Guaraci Lopes.

Iniciativa

A iniciativa surgiu a partir de um projeto de extensão sobre o tema, coordenado pela Professora Doutora do curso de enfermagem da Unioeste Elis Maria Teixeira Palma Priotto, e recebeu apoio do Secretário Municipal de Saúde, Nilton Bobato.

“Realizamos várias pesquisas junto aos alunos dentro do projeto e houve a necessidade da formalização de um protocolo para o devido encaminhamento dos pacientes atendidos e internados por tentativa de suicídio ou ideação suicida”, informou Elis.

De acordo com ela, a reunião com as equipes de saúde integra um cronograma estipulado pelo convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Unioeste. “Essa é a fase de debates dos itens do protocolo que estudamos no projeto de extensão, e foi muito bom discutir com os profissionais da rede que atuam na ponta e conhecem os fluxos dos atendimentos”. 

Capacitação

Conforme o cronograma, a próxima etapa será o lançamento do fluxograma, previsto para setembro e na sequência, a capacitação dos profissionais da rede pública de saúde para o atendimento aos novos fluxos.

Números

De acordo com dados epidemiológicos do suicídio, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano no mundo, sendo a segunda maior causa de mortes em jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, são 11 mil óbitos por ano.  Conforme pesquisas, cerca de 90% das vítimas possuíam algum tipo de transtorno mental. Em Foz do Iguaçu, foram notificadas 166 tentativas de suicídios e quatro óbitos em 2019. O maior índice nos últimos dez anos aconteceu em 2012, quando ocorreram 16 mortes.

A rede pública de saúde atua de portas abertas para o atendimento da ideação e tentativa de suicídio nas UBS, Caps e nas UPAS. Atualmente, o atendimento no HM é feito via regulação do Samu.

Fonte: www.radioculturafoz.com.br/2019/08/01/secretaria-de-saude-e-unioeste-desenvolvem-programa-para-prevencao-ao-suicidio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário