domingo, 24 de julho de 2016

Notas domingueiras dos jornais poderiam ser mais "a favor da vida"!

O título desta postagem é um tanto diferente e a razão é esta: muitos jornais, impressos ou digitais, resolvem no final de semana amenizar os temas a serem abordados. Tratam de questões existenciais, de assuntos psicológicos e de amenidades.

A matéria abaixo, digna de leitura e reprodução, é um exemplo disso e a favor da vida!


Prevenção exige ajuda
24/7/2016

O suicídio ainda é um tema tabu. A afirmação é da voluntária do Centro de Valorização da Vida (CVV), Adriana Rizzo. Por isso, quando a ideia suicida surge na mente, é comum a pessoa se julgar e não encontrar espaço para pedir ajuda. Ela cita que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez suicídios podem ser prevenidos, porém, é necessário pedir ajuda.

No site do CVV há dicas e o folheto “Falando abertamente sobre suicídio” que pode ajudar a quebrar a barreira imposta ao assunto. A associação civil sem fins lucrativos faz 1 milhão de atendimento, por meio do telefone 141, por Skype, e-mail ou chat, sendo que estes três últimos são acessíveis pelo portal www.cvv.org.br.

A prevenção do suicídio pode ocorrer na percepção de seus sinais. “Como o afastamento de encontros e festividades ou automutilação. Nessas situações, se colocar à disposição para conversar, sem condenar ou dar palpites na vida da pessoa, é uma grande ajuda. Se a pessoa não quiser se abrir com você, pode-se sugerir que busque ajuda profissional, religiosa ou do CVV, pois, às vezes, ela se sente mais à vontade em conversar com um desconhecido”, comenta.

Fim do ano

Estatisticamente, o número de ocorrências de suicídio tende a aumentar no segundo semestre, pois o ambiente ao redor pode exigir uma falsa felicidade e traz à tona lembranças tristes e novas cobranças, de acordo Adriana. (ACM)

Fonte: www.comerciodojahu.com.br/noticia/1351202/prevencao-exige-ajuda 

Esta matéria foi publicada no jornal Comércio do Jahu, da cidade de mesmo nome, do interior de São Paulo. Felizmente, hoje, domingo, 24 de julho de 2016.

É uma nota breve, mas que pode orientar e salvar vidas!!

2 comentários:

  1. Também estou desenvolvendo um blog como a mesma temática, porém com enfoque totalmente Espírita: suicidionaoresolve.blogspot.com . Coloquei um link para seu blog no meu. Concordo que o tema deva ser mais falado, já que prevenir sempre é melhor do que remediar. E olha que neste tema, se consumado o suicídio, remediar é impossível. O grande desafio é tornar o tema morte - assunto desagradável por natureza - como um fenômeno natural de enorme importância e responsabilidade para cada qual, de modo que a verdade sobre o suicídio seja de conhecimento geral, antes que a ideia suicida se instale nas criaturas em dor. Não basta viver direito. É preciso também morrer direito! E isso só a mãe natureza e Deus sabem como fazer. A nós compete apenas o viver em harmonia com o mundo e com nós mesmos, independentemente se a ignorância e se os medos internos apontarem o contrário. Sei que isso parece lição de moral, mas não encontro outro modo de dizer que só quem vive pode escolher. E o suicídio é escolha derradeira que afasta todas as demais possíveis neste mundo.
    Parabéns por este blog e prossigamos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lemes, grato pelo contato e pela conexão, desde já, entre os nossos blogs.

      Peço que me escreva (abelsidney@gmail.com). Podemos fazer algumas ações conjuntas.

      Abraço,
      Abel

      Excluir