quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Exemplo que vem de Portugal...

Na notícia abaixo há três itens a se avaliar e tomar como parâmetro.

Primeiramente, a existência de um plano nacional de prevenção do suicídio, o que ainda não temos, no Brasil.

Depois, o protagonismo da escola de enfermagem e seus profissionais.

Por fim, o projeto +Contigo, focado no atendimento a alunos.

Esperamos que o Setembro Amarelo tenha deixado bons frutos, muito estímulo e mais consciência do que devemos realizar em favor da prevenção do suicídio.

Prevenção de suicídio em meio escolar debatida na Escola de Enfermagem

A expansão, a nível nacional, do projeto de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar ‘+Contigo’, as expectativas para o futuro, os novos parceiros e os resultados alcançados no ano letivo de 2014-2015 vão ser debatidos num encontro na quarta-feira, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Mais de sete mil jovens foram abrangidos, desde 2009, pelo ‘+ Contigo’, ano em que o programa começou a ser dinamizado pela ESEnfC e pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, refere uma nota deste estabelecimento de ensino.

A partir da região Centro do país, o projeto ‘+ Contigo’ estendeu-se, então, à Lourinhã e à ilha do Pico, nos Açores, prevendo-se que durante o ano letivo de 2015/16) se “expanda às áreas de intervenção das administrações regionais de Saúde do Norte, do Alentejo e do Algarve”, adianta a mesma nota da ESEnfC.

O “+ Contigo” tem o apoio da Direção-Geral da Saúde, que o inseriu no conjunto de medidas do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio.

Além daquela Direcção-Geral, são parceiros do ‘+ Contigo’ a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Centro, os centros hospitalares e Universitário de Coimbra, do Baixo Vouga, de Lisboa Norte, de Leiria-Pombal e de Tondela-Viseu e o Núcleo de Estudos do Suicídio do Hospital de Santa Maria (Lisboa) e o município da Lourinhã.

Fonte: http://www.asbeiras.pt/2015/09/prevencao-de-suicidio-em-meio-escolar-debatida-na-escola-de-enfermagem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário