domingo, 20 de setembro de 2015

Suicídio de jovens estudantes no Japão

1º de setembro é o dia em que jovens cometem mais suicídio no Japão

Segundo especialistas, adolescentes vítimas de bullying temem a volta às aulas

No primeiro dia de aula do Japão, que acontece normalmente em 1º de setembro, são registradas as mais altas taxas de suicídio entre jovens no país, indica um novo relatório divulgado pela emissora americana CNN. Após o escritório japonês de prevenção ao suicídio coletar dados por mais de 40 anos, foi descoberto que o índice de jovens com menos de 18 anos que se matam no início de setembro é muito mais alto do que em outros períodos do ano.

Os números divulgados pelo governo japonês apontam que 18.048 adolescentes tiraram suas vidas de 1972 a 2013. Ao longo deste período de 40 anos, o dia 1º de setembro foi a data de maior incidência, com 131 suicídios cometidos por adolescentes no país, informou a rede britânica BBC.

De acordo com especialistas, a razão para o aumento nos números vai além de tristeza pelo fim das férias de verão. Muitos adolescentes que sofrem bullying temem voltar à escola. É o caso de Nanae Munemasa, de 17 anos, que contou à CNN sobre como é bom poder ficar em casa e não sofrer as agressões. "Quando o verão acaba, você tem de voltar. E uma vez que você começa a se preocupar com o assédio, cometer suicídio pode ser uma possibilidade".

O medo de Nanae fez com que ela decidisse ficar um ano todo sem ir à escola. Sua mãe, Mina Munemasa, apoiou sua decisão. "Nanae dizia coisas como, 'se eu pular da Torre de Tokio, eu acho que posso voar", contou Mina. "Eu não acho que a escola seja um lugar onde você tem que arriscar sua vida para ir". Após seu ano estudando em casa, Nanae voltou para o colégio muito melhor. Ela e a mãe dão crédito à internet pelas novas conexões construídas, responsáveis pelo ganho de confiança. A adolescente agora tem um blog em que ajuda outros estudantes que se encontram em situação semelhante.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/1-de-setembro-e-o-dia-em-que-jovens-cometem-mais-suicidio-no-japao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário