sábado, 10 de outubro de 2015

Palestra sobre crise suicida e providências primárias no Piauí

Reflexões sobre a crise suicida: providências primárias. Este foi o tema da palestra ministrada nesta sexta-feira, 9 de outubro de 2015, às 15h, para os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Prefeitura de Teresina.

A atividade aconteceu no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e foi proferida pela psicóloga Selena Mesquita.

De acordo com a psicóloga, a atividade teve por objetivo sensibilizar os profissionais dos CAPS sobre a prática do cuidar de pessoas que tenham transtornos mentais e que já tenham tentado o suicídio. “O tema suicídio é muito difícil de ser abordado junto à sociedade e também entre os profissionais de saúde. Daí a necessidade de dimensionar a problemática no Brasil e no Piauí, bem como falaremos sobre as principais formas de prevenção e cuidados”, explicou Selena Mesquita.

Durante a palestra a psicóloga abordou aspectos como:

          - Os estados emocionais frequentes na crise suicida;

          - As formas simples de colaborar com a prevenção, como auxiliar as pessoas a falarem sobre o assunto de forma correta para evitar o “efeito contágio”;

          - A postura dos profissionais de saúde diante da questão suicídio;
fatores de risco;

          - Como avaliar o risco;

          -  Quais as primeiras providências a serem tomadas;

          -  Transtornos mentais como principal fator de risco para o suicídio;
plano geral de amparo ao suicídio; 

          - Plano de segurança.

A palestra foi realizada pelo CAPS III dentro da programação alusiva ao Dia Mundial de Saúde Mental, lembrado em 10 de outubro.

Selena Mesquita é psicóloga, mestre em Psicologia, doutoranda do programa de Pós-graduação de Psicologia da Universidade de Fortaleza, integra o grupo de trabalho “Experiências Potencializadoras da Vida”. Vem pesquisando e atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção do suicídio, envelhecimento, tempo social, cultura e contemporaneidade. Colabora com pesquisa sobre o suicídio de idosos no Brasil, desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ) desde 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário