terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Bortolote ao vivo, na Unesp de Botucatu: Mídia na prevenção do suicídio


Psiquiatra falará sobre papel da imprensa na prevenção do suicídio

A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de sua Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI), promoverá nesta quinta-feira (21 de fevereiro de 2013), a partir das 10 horas, mais um encontro voltado a representantes de veículos de comunicação. Os jornalistas participarão, na sala da Congregação, no prédio administrativo da FMB, de um bate-papo com o médico psiquiatra José Manoel Bertolote, professor do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB e o tema em pauta será: “Prevenção do Suicídio”.

Em parceria com o Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias de Informação em Saúde (NEAD.TIS) da FMB, todo evento será transmitido, ao vivo, pela internet, e poderá ser acompanhado pelo link www.nead.fmb.unesp.br/prevencaosuicidio

Bertolote, que acaba de lançar o livro “O suicídio e sua prevenção” (142 páginas), pela Editora Unesp, é reconhecido internacionalmente por seus estudos sobre o tema. O especialista lançou, em 2000, um manual voltado especificamente para profissionais da mídia com objetivo de orientá-los sobre como tratar o assunto em suas reportagens, tanto em circunstâncias gerais quanto específicas e apontar as armadilhas a serem evitadas nas coberturas de suicídios.

A coletiva de imprensa promovida pela FMB terá duração de 40 minutos. Professor Bertolote usará metade do tempo para uma apresentação sobre os índices de suicídio no Brasil e no mundo, além de abordar formas de prevenção. Em seguida, haverá 20 minutos para perguntas dos jornalistas e discussão sobre o tema.

  “A mídia desempenha um papel significativo na sociedade atual, ao proporcionar uma ampla gama de informações, através dos mais variados recursos. Influencia fortemente as atitudes, crenças e comportamentos da comunidade e ocupa um lugar central nas práticas políticas, econômicas e sociais. Devido a esta grande influência, os meios de comunicação podem também ter um papel ativo na prevenção do suicídio”, cita trecho de apresentação da cartilha “Prevenção do suicídio – um manual para profissionais da mídia”, de autoria de Bertolote.

Sobre o autor

José Manoel Bertolote é graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu da Unesp, atual Faculdade de Medicina, onde leciona, no Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria. Tem mestrado em Psiquiatra Social e Transcultural pela McGill University de Montreal, no Canadá, e foi coordenador da equipe de transtornos mentais e neurológicos na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra. Recebeu o prêmio Ringel Service Award, International Association for Suicide Prevention, da OMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário