sexta-feira, 7 de setembro de 2012

1ª Jornada de Prevenção do Suicídio do Distrito Federal


Reconhecido como o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio em todo o mundo, o 10 de setembro é um grande marco para a realização de atividades de conscientização sobre esse grave problema de saúde pública. Em Brasília, a data marca a abertura da 1ª Jornada de Prevenção do Suicídio do Distrito Federal, que reúne a Universidade de Brasília, o Governo do Distrito Federal e diversas instituições parceiras em torno de temas como prevenção do suicídio em escolas, hospitais, na rede de saúde mental do DF e nas diferentes fases da vida. A programação vai até o dia 20.
O encontro é gratuito e aberto ao público, principalmente para quem busca capacitação para ajudar aqueles que vivem situações emocionalmente intensas a saírem do limiar de risco. Para participar, basta cadastrar-se no site www.redepelavida.com.br ou na segunda-feira, dia 10, às 8h, durante a abertura da Jornada, no auditório do Instituto de Química da UnB. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde (DISAM/DF), por meio da Coordenação de Prevenção do Suicídio, e o Laboratório de Saúde Mental e Cultura da UnB.
O dia de abertura inclui três mesas-redondas e uma palestra que lançará a Política Distrital de Prevenção do Suicídio da DISAM/DF. A mesa contará com a presença do reitor José Geraldo Sousa Junior, da decana de Gestão de Pessoas da UnB, Gilca Ribeiro Starling Diniz, e do professor Marcelo Tavares, coordenador do Núcleo de Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio do IP/UnB, entre outros profissionais da área.
“A prevenção é mais barata do que o tratamento; e o tratamento é mais barato do que não fazer nada”, elucida o professor Marcelo Tavares, que trabalha com o tema desde 1987 e é representante do Fórum Permanente de Prevenção do Suicídio, grupo interinstitucional que promove a Jornada. Segundo o professor, a realização da jornada é uma vitória do Núcleo do IP e de seus parceiros – instituições que têm interesse declarado na prevenção do suicídio e que incluem a Universidade Católica de Brasília e a Secretaria de Saúde do DF, entre outros.
"A ideia do Forum é sensibilizar e mobilizar a sociedade para a prevenção do suicídio”, diz o professor. A Universidade participa do Fórum por meio do Instituto de Psicologia (IP); do DGP, da Coordenadoria de Intervenção em Crise; e da Psiquiatria do Hospital Universitário de Brasília (HUB).
Segundo o professor, "a UnB tem um pioneirismo na área de prevenção do suicídio que começa com a construção do Núcleo de Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio do IP, que inicia a formação de pessoas para trabalhar com este tema”. O professor Tavares explica a diferença na abordagem preventiva: “Quando se fala em prevenção do suicídio, muitas vezes as pessoas pensam em uma pessoa que está depressiva, desesperada – mas isto é, na verdade, intervenção em crise. Quando se fala em prevenção, ao contrário, a ideia é trabalhar com todo mundo, de forma universal. E este trabalho de prevenção começa na escola, ajudando as crianças a desenvolverem características que as tornem aptas a lidar com os desafios que a vida apresenta”, diz.
A I Jornada de Prevenção do Suicídio do DF segue até o dia 20, abordando um tema diferente a cada dia: 
  • Política Distrital de Prevenção do Suicídio (10); 
  • Prevenção do Suicídio (11); 
  • "A Ponte" – O Suicídio Documentado (12); 
  • Prevenção do Suicídio em Hospitais Gerais (13); 
  • Professor e a Escola como Agentes de Prevenção do Suicídio (14); 
  • Caminhada dos "Amigos da Vida" no Parque da Cidade (15); 
  • A Crise Suicida (17); 
  • Prevenção do suicídio nos contextos universitário, de trabalho e de grupos de risco (18)
  • Audiência Pública (19); 
  • Prevenção do Suicídio na Atenção Primária e Rede de Saúde Mental e Suicídio: Compondo as Estratégias de Cuidado no CAPS (20). 

Fonte: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=7034

Nenhum comentário:

Postar um comentário