terça-feira, 11 de setembro de 2012

Valorização da vida é tema de caminhada no Ceará


Projeto de extensão da UFC promoveu a III Caminhada Pravida 

Movimento quer mostrar que há tratamento para quem vê no suicídio única solução
 
Um assunto velado e cheio de tabus ganhou espaço ao percorrer trecho da avenida Beira Mar, na manhã deste domingo, 9.

O projeto Pravida realizou a terceira edição da caminhada para mostrar que é possível prevenir suicídios por meio da valorização da vida. O Pravida é projeto de extensão dos cursos de Medicina e Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e promove atendimentos de pessoas que tentaram tirar a própria vida.

O objetivo da caminhada, explica o coordenador do Pravida, Fábio Gomes de Matos, é mostrar que é preciso dar valor à vida, aos vínculos sociais, e prevenir os cinco transtornos que, segundo ele, são os maiores causadores de tentativas de suicídio. “Cem por cento dos casos de suicídios se explicam na depressão, no transtorno bipolar, na dependência de substâncias, na esquizofrenia e no transtorno de personalidade limítrofe”, enumera. Por isso, cita o médico, o diagnóstico e o tratamento desses transtornos são essenciais para evitar atitudes extremas.

Além disso, Fábio Gomes de Matos comenta que reduzir o acesso das pessoas aos meios de morte e o tratamento dos grupos de risco são atitudes importantes neste processo de valorização da vida. “A sociedade precisa estar atenta para salvar vidas”, pontua. Por isso, diz, todos devem participar da caminhada, que seguirá do começo da avenida Beira Mar até a Praça dos Estressados, onde haverá estandes de entidades que lidam cotidianamente com as vítimas desses transtornos.

O médico afirma que o Provida elaborou Plano Municipal de Prevenção do Suicídio, a ser entregue aos candidatos à Prefeitura de Fortaleza, para que haja ampliação da rede de assistência e prevenção.

O psiquiatra João Dummar Filho reforça ser necessário desmistificar o suicídio e melhorar o sistema de assistência psiquiátrica. “Prevenir doenças evita suicídios. E o uso de drogas pode levar a um quadro depressivo e a essa atitude. Precisamos reforçar que, se a pessoa tem problemas, deve procurar ajuda”, destaca. (Mariana Lazari-marianalazari@opovo.com.br)

Entenda a notícia

Segundo o Pravida, o índice de suicídios no Nordeste subiu 130% em 10 anos. A caminhada marca o dia mundial de prevenção ao suicídio (10/9).

Serviço
Atendimentos do Projeto Pravida
Onde: Hospital Universitário Walter Cantídio (rua Capitão Francisco, 1.290)
Saiba mais: www.pravida.ufc.br

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/09/08/noticiasjornalfortaleza,2916054/valorizacao-da-vida-e-tema-de-caminhada.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário