terça-feira, 1 de novembro de 2011

Semana Estadual de Valorização da Vida no RS


Projeto institui a Semana Estadual de Valorização da Vida

Deputado defende que pensar na valorização da vida é pensar também na prevenção ao suicídio.

De autoria do deputado Miki Breier (PSB), o PL 310 /2011, institui a Semana Estadual de Valorização da Vida, a ser realizada, anualmente, na semana que compreender o dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O parlamentar argumenta que a sua proposição tem por finalidade a reflexão e conscientização sobre esta temática, objetivando significar a Vida no planeta em reação ao aumento no índice de suicídios, estatisticamente comprovado, que assola a população do Rio Grande do Sul.

"Neste sentido, se fundamenta a instituição de uma Semana de Valorização da Vida com toda a abrangência que esta atividade requer. Um espaço/tempo onde ações e pensamentos possam ser reunidos e, alicerçados em reflexão consistente, postular e propor novas alternativas para à Vida em nosso planeta", sustenta.

Para Miki, pensar na valorização da vida é pensar também na sua preservação e na prevenção ao suicídio. Ele salienta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) define o suicídio como um grave problema de saúde pública resultante da interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. Dados apresentados pela OMS mostram um aumento de 60% no número de suicídios no mundo nos últimos anos, assim como uma mudança no seu perfil epidemiológico demonstrado pelo aumento da incidência na população jovem - 15 a 34 anos - e sua inclusão entre as três maiores causas de morte na faixa etária de 15-44 anos.

Índices

No Brasil, o Estado do Rio Grande do Sul é o estado que apresenta as maiores taxas padronizadas de mortalidade por suicídio do país - 12,7%, em 1980, e 15,7%, em 2004, na população masculina; e 4,9%, em 1980, e 3,3%, em 2004, na feminina. A taxa de suicídio entre os homens gaúchos foi 2,4 vezes maior em 1980 e 2,2 vezes maior em 2004 do que a média nacional.

Miki faz referência à ação do Ministério da Saúde (MS) através da Portaria nº. 1.876/2006 que institui as Diretrizes Nacionais para Prevenção do Suicídio. Nesta Portaria o MS ressalta, entre outros fatores, a importância epidemiológica do registro do suicídio e das tentativas; a necessidade da identificação das co-morbidades em populações vulneráveis; o aumento das taxas na faixa etária entre 15 e 25 anos; os danos causados àqueles que convivem com o suicida; e a necessidade de ações integrais de promoção e prevenção em todos os níveis de atenção a saúde.

Urgência

O parlamentar defende a urgência da instituição de uma Semana de Valorização da Vida no Rio Grande do Sul, anualmente, na semana do dia 10 de setembro que é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Entre os objetivos apontados na justificativa do projeto estão: alertar a população sobre como diagnosticar possíveis suicidas, utilizando veículos de comunicação de grande acesso à população; promover encontro com especialistas na área para debater o assunto; elaborar e distribuir cartilhas didáticas para órgãos públicos, tais como escolas e hospitais, capacitando funcionários para lidar com pessoas que tenham pensamentos suicidas; servir como um espaço de reflexão, avaliação e encaminhamentos a partir das ações do Projeto de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e sobre a Vida no planeta como um todo, em todos os seus matizes; potencializar e dar visibilidade às atividades previstas na Lei 9.633 de março de 1992 que institui o Programa de Educação para a Vida.

Fonte: http://al-rs.jusbrasil.com.br/noticias/2908396/projeto-institui-a-semana-estadual-de-valorizacao-da-vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário