sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Suicídio e Prevenção


...as mortes por lesões auto provocadas intencionais são a maior causa de morte não natural em Portugal, ultrapassando mesmo as mortes na estrada, com as quais somos capazes de gastar milhões na prevenção. Ao mesmo tempo que remetemos a sensibilização e prevenção do suicídio para uma nota de rodapé no orçamento da saúde.

Imaginem qual seria a reação da sociedade se morressem 10.000 passageiros em desastres aéreos todos os anos em Portugal (suicídios registados em portugal anualmente ultrapassam esse número). Só podemos assumir que as consequências políticas e sociais seriam devastadoras, e que à indústria aeronáutica seriam exigidas medidas de segurança com resultados imediatos.

A maioria dos indivíduos que se suicidam não apresenta uma doença mental diagnosticada, são pessoas como eu e vós, que frequentemente sentem-se isoladas, desesperadas, infelizes e sozinhas. Os pensamentos suicidas são o resultado do “stress” do dia-a-dia e de perdas que o individuo pensa que não consegue lidar, levando ao culminar de uma vontade inescapável de querer de que a dor pare.

São sentimentos com os quais qualquer um de nós poderá se identificar a um dado momento da nossa vida… são reais, são diagnosticáveis e tratáveis. No entanto, numa sociedade onde o estigma e a ignorância dominam em relação às doenças mentais, um individuo que tenha pensamentos suicidas, frequentemente teme o que os outros irão pensar, de ser etiquetado de “maluquinho(a)”. Essa pressão social é imensa e impede que o pedido de ajuda seja feito, que o passo em direção ao diagnóstico e tratamento não seja dado, com resultados trágicos.

Nós precisamos de algo mais do que estudos ou avaliações de serviços, precisamos de recursos concretos e dirigidos à prevenção e tratamento.

O suicídio não é uma escolha, acontece quando a dor que sentimos é superior aos recursos que temos para lidar com ela…

Publicado por João Cunha em In Concreto
Fonte: http://inconcreto.blogspot.com/2011/10/suicidio-e-prevencao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário