terça-feira, 25 de outubro de 2011

Livro sobre prevenção do suicídio, assistência e gestão em saúde pública

A Editora Insular, de Florianópolis lançou uma importante obra sobre prevenção do suicídio, de autoria de Alan Índio Serrano, Médico Especialista em Psiquiatria, Mestre em Psicologia e PHD.

Como se aborda uma crise que tende à morte autoprovocada? Há técnicas de negociação e de salvamento úteis aos técnicos do SAMU, bombeiros, policiais e equipes de saúde em geral?

O pessoal que telefona ao Centro de Valorização da Vida (CVV) seria o mesmo que chega carregado ao pronto-socorro?

Como os médicos e enfermeiros enfrentarão uma emergência envolvendo auto-envenenamento? Quais as rotinas mais comuns em prontos-socorros?

Como, e a que ponto, as equipes de saúde da família dão conta de tais pacientes? Qual o papel dos agentes de saúde diante deles e de seus familiares? Quando eles são encaminhados aos especialistas em saúde mental? Quais são as condutas mais práticas?

Há como prevenir a violência autodirigida? O que as escolas, os jornalistas e os funcionários do Sistema Único de Saúde podem fazer? Que riscos haverão, se a comunidade for mal envolvida no tema?

Que técnicas psicoterápicas básicas os psiquiatras e os psicólogos pode usar diante de um paciente autodestrutivo? De que remédios o SUS dispõe, úteis para estes casos?

Por que os estados sulinos têm taxas tão altas? Pode-se aprender com as experiências dos gaúchos e dos catarinenses? Como o Brasil poderia melhorar a qualidade de seus registros? Quais as bases de uma epidemiologia etnográfica? Ela pode se assentar nos clássicos da sociologia do suicídio?

Como preparar e gerir serviços municipais, capacitando-os a enfrentar tais problemas? Como cuidar de quem cuida de pacientes difíceis? A que perigos os cuidadores estão expostos?

O que os planos municipais e estaduais de saúde devem conter para ajudar na prevenção do suicídio e no seu socorro?

Respostas a isto e a muito mais você encontrará neste livro.

Fonte: http://www.insular.com.br/product_info.php/products_id/460/osCsid/41e946kg9o4sfdbrqvofueekb6


Vídeo de uma breve aula este autor.

Sinopse do livro na Americanas:
Compêndio sobre a teoria e os procedimentos clínicos e de saúde coletiva voltados ao tema do Óbito Autoprovocado e de sua tentativa, dirigido aos médicos, enfermeiros, psicólogos, epidemiologistas, gestores e gerentes de saúde, sociólogos, antropólogos, militares, membros da defesa civil, operadores de resgate, socorristas e técnicos de transporte de emergências médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário