terça-feira, 9 de agosto de 2011

Arquitetura segura e prevenção do suicídio

Pesquisadores participam de simpósio sobre arquitetura segura
Jamile Chequer

Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Prevenção do Suicídio (PesqueSui), do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde(Labcities/Icict/Fiocruz), que desenvolve pesquisas em informação, comunicação e saúde mental, participam, na próxima sexta-feira (12/8), do primeiro simpósio universitário brasileiro sobre arquitetura, saúde pública e espaço. Com o tema "Arquitetura Segura – uma reflexão para o futuro", o Simpósio, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pretende estimular uma ampla discussão sobre a necessidade efetiva de integração dos conceitos de prevenção ao suicídio no desenvolvimento e elaboração de projetos arquitetônicos, especialmente em prédios públicos. O objetivo é consolidar novas diretrizes para a arquitetura urbana, considerando as dimensões físicas, emocionais e psicológicas de seus usuários.

O evento foi concebido a partir da criação, em 2008, do Projeto 'UERJ pela Vida', cujo foco principal é analisar fatores estimuladores do ato suicida no espaço urbano. O Campus da Uerj, no Maracanã, por exemplo, idealizado no final da década de 1960, quando o concreto aparente e os projetos de formas arrojadas, com grandes áreas abertas, foram  utilizados, acabou também por possibilitar a ocorrência de vários atos suicidas. Os pesquisadores do Icict Carlos Eduardo Estellita-Lins e Rosany Bochner participam do encontro.

Veja a programação  

"Simpósio Universitário Arquitetura Segura – uma reflexão para o futuro"

Data: 12 de agosto
Hora: 9h às 18h
Local: Uerj – Auditório 11 do Pavilhão João Lyra Filho. Rua São Francisco Xavier, 524. Bloco F, 1º andar.

3 comentários:

  1. BOM EM SABER!! POIS SEREI MUITO DISCRETA...
    BOM DIA! OLA! SOU UMA MOÇA DE (26ANOS) DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE..LAMENTO!!! MAIS SEREI A PRÓXIMA A MIM SUICIDAR...NÃO DESEJO O MEU MAU PARA NINGUÉM...NÃO SEREI MAIS MEDICA..ESTOU REVOLTADA DESISTO DE TUDO E DE TODOS..CANSEI!!CANSEI!!
    SERÁ MELHOR PRA TODOS. JÁ QUE SOU UM PESO,NA VIDA DAS PESSOAS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Moça pernambucana, minha avó paterna é sua conterrânea - mulher valente e que sabia frear menino com o olhar!

    Pois é, o jeito é irmos conversando por aqui mesmo, já que você insiste em ser "anônima", embora tenha revelada alguns dados que poderia te identificar...

    Insistimos em convidá-la a conversar, pois sempre há solução, para tudo, mesmo para a morte! Aliás, a morte só faz mesmo é encenação, não tendo o poder real de exterminar quem quer que seja... Ela faz apenas o papel de "barqueira", nos levando de um para outro mundo...

    Daí que matar-se é, na verdade, um convite à trapaça - somos literalmente enganados, pois a vida continua e a nossa aposta no NADA nos coloca em uma terrível enrascada.

    Enfim, aproveite as mãos amigas que te estão sendo estendidas!! Fica com a gente, por aqui. Você não há de ser peso para milhares de pessoas, que se soubessem do seu drama, certamente haveriam de te acolher.

    Tente contato com o pessoal do CVV ( 3421-7311 ou simplesmente 141). Converse, desabafe e renove-se!

    Contamos com você viva, tranquila e serena nos próximos dias ou semanas. É o nosso desejo.

    Fica com Deus.
    Abel

    ResponderExcluir