quarta-feira, 24 de junho de 2009

Os mitos da depressão

Frase

"Depressão é sinal de fraqueza, se ela realmente quisesse, ela poderia sair dessa depressão"', ou "Ela tem um caráter forte. Vai sair dessa".

Esclarecimento

Nem força de caráter nem situação social protegem alguém contra a depressão. Ela pode acontecer com qualquer um, a qualquer hora e em qualquer idade. Como a depressão é causada por um desequilíbrio no cérebro, é pouco provável que ela "saia sozinha" de uma depressão. Medicamentos e outras terapias são geralmente necessários.

Frase

"É melhor não perguntar sobre a depressão. Só piora as coisas. "

Esclarecimento

Quando estamos deprimidos, um ouvinte solidário pode ajudar muito. Mesmo que a intenção seja boa, se os amigos e parentes ignoram nossa depressão, podem nos fazer ficar mais retraídos e envergonhados de nossos sentimentos.

Frase

"Se ele sair mais, logo vai se sentir melhor", ou "Se me envolver no trabalho, a depressão vai embora."

Esclarecimento

A maior parte das pessoas com depressão não gosta mais das atividades que antes as faziam felizes. Sem tratamento, sair tem um efeito mínimo no estado mental de um deprimido. Da mesma forma, envolver-se no trabalho não ajuda a se livrar da depressão. A depressão sem tratamento pode durar nove meses ou mais.

Frase

"Não sei por que ela está deprimida. Ela tem um ótimo emprego e um marido maravilhoso. A vida dela é bem mais fácil que a minha. "

Esclarecimento

Como a depressão é uma doença, pode afetar a todos por melhor que seja a vida da pessoa.

Frase

"Sei que ele está muito deprimido e falou em morte, mas ele não vai se suicidar. Ele não é disso."

Esclarecimento

A depressão pode mudar as pessoas. Qualquer deprimido que pense em morte ou suicídio precisa de auxílio médico IMEDIATAMENTE.

Acréscimo final

Depressão mata. Ou em linguagem técnica é "alta a morbidade causada pela depressão".

O índice de morte nos pacientes depressivos - por vinculação direta com a doença - é de 11% entre a população em geral. Um índice que se equipara às doenças do coração.

Por fim, é preciso ficar claro: a cura da depressão depende, em grande parte, da ingestão de medicamentos. Psicoterapia, grupo de ajuda, auxílio espiritual, apoio familiar são sempre coadjuvantes no tratamento, nunca um substituto!

PS.: o navio Esperança (Hope) pode nos conduzir aos portos seguros da serenidade se enfrentarmos o mar intranquilo da depressão; mas não há outro jeito: temos que navegar, que seguir adiante, corajosamente, depois de tomarmos os cuidados iniciais, com o auxílio de profissionais habilitados e competentes.

Fonte: http://www.acessa.com/arquivo/viver/psique/1998/09/08-Depressao/

4 comentários:

  1. Excelente artigo. Tenho depressão, estou buscado ajuda profissional, mas está sendo muito difícil.

    ResponderExcluir
  2. Odilon, os tratamentos contra a depressão evoluíram muito nos últimos anos. Os medicamentos foram aprimorados e com um bom psiquiatra em menos de seis meses você pode estar "desmamado" e pronto para "enfrentar suas lutas".

    Há também os tratamentos alternativos, como os difundidos pela Ana Maria Saad (http://www.anamariasaad.com.br/). Vale a pena dar olhada nos textos e vídeos desta atriz que superou a depressão e sobreviveu a algumas tentativas de suicídio.

    Por fim, não custa investir na força do imponderável - a velha e boa fé! Mas é preciso tomá-la tão somente como uma coadjuvante em qualquer tratamento, a despeito do seu poder curativo...

    Enfim, estamos aqui! Se quiser, me contacte (abelsidney@gmail.com).

    Abraços,
    Abel

    ResponderExcluir
  3. Priscilla, estamos aqui para te ouvir. Escreva para nós (abelsidney@gmail.com).

    Fica em paz!

    ResponderExcluir