sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Governo de Goiás define ação preventiva ao suicídio

Projeto-piloto, em Chapadão do Céu, terá equipes especializadas para acolher e acompanhar pessoas com histórico de tentativa de autoextermínio e automutilação, além de seus familiares

Maria José (6 outubro 2021)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), iniciou uma ação ampla e integral com o propósito de diminuir a alta incidência de tentativas de suicídio no Estado. Todas as notificações de tentativas de autoextermínio e automutilação serão cuidadosamente analisadas para acolhimento do paciente, assim como dos seus familiares.

Assim, essas pessoas serão orientadas, monitoradas e devidamente encaminhadas aos serviços de saúde disponíveis no  seu município, como a Atenção Primária à Saúde, uma das portas de entrada da Rede de Atenção.

Inicialmente, a ação será desenvolvida, como projeto-piloto, em Chapadão do Céu, no Sudoeste do Estado, dotado de uma Atenção Primária muito estruturada, com uma equipe multidisciplinar atualizada e sensibilizada para o atendimento das necessidades de saúde de sua população.

O diretor do Centro Estadual de Orientação e Monitoramento em Saúde e do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox), Fabrício Montes, afirma que  a iniciativa será desenvolvida, posteriormente, em todos os demais municípios goianos.

Suvisa e Sais

A iniciativa compõe uma das atividades efetivadas pela SES-GO para prevenção do suicídio. Ela é desenvolvida pela Central de Orientações (Cori) e pela Coordenação de Vigilância e Violência e Acidentes (Viva) da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), da Gerência de Saúde Mental da Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas (Susmep), e pela Coordenação da Redes de Atenção à Saúde da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais).

Fabrício Montes informa que, na prática, o atendimento à pessoa envolvida em tentativa de suicídio será realizado pela SES-GO como atividade complementar às ações já desenvolvidas pelos municípios.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e o Sistema de Registro de Dados de Intoxicações dos Centros de Informação e Assistência Toxicológicas (Datatox) são os instrumentos utilizados para as notificações.

Por meio dessas notificações, a Cori vai entrar em contato com os pacientes e seus familiares para que sejam orientados e encaminhados para atendimento mais próximo de sua residência. Tais pessoas serão monitoradas a fim de assegurar que estejam sendo acompanhadas adequadamente, evitando novas tentativas de automutilação e autoextermínio.

“A partir dessa ação contínua, realizada de forma integrada por profissionais habilitados, pretendemos atenuar o drama vivenciado por muitas famílias goianas”, pontua Fabrício.

Ela destaca que o suicídio representa um grave problema de saúde coletiva, que vai muito além do processo saúde-doença, sendo considerado um problema de determinantes sociais que demandam ações intersetoriais. Ao se considerar que as tentativas ocorrem de forma gradual, quando não identificadas, encaminhadas e monitoradas, elas tendem a reaparecer até tornar-se ato consumado.

Fique de olho

-  Para cada tentativa de suicídio documentada, existem outras quatro que não foram registradas
-  A repetição de tentativas é um indicador de risco para a consumação do suicídio
- São registrados mais de 13 mil casos de suicídios todos os anos no Brasil
- Cerca de 96,8% dos casos de suicídio são relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar, está a depressão, seguida de transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Fonte: www.saude.go.gov.br/noticias/13822-governo-de-goias-define-ampla-e-integral-acao-preventiva-ao-suicidio

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário