Setembro Amarelo
Piauí iniciará o Plano de Prevenção ao Suicídio
Redação (4 setembro 2019)
As instituições do Piauí irão colocar em execução o Plano de Enfrentamento ao Suicídio no estado. Nesta terça (3/9), uma reunião ressaltou alguns pontos a serem destacados nas atividades a serem desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria de Segurança Pública com os demais parceiros, a partir deste mês de setembro.
O secretário estadual de Saúde Florentino Neto reforçou que a ideia é realizar um trabalho integrado entre as instituições para executar o plano de prevenção ao suicídio. “Hoje nós discutimos sobre as oficinas de capacitação de profissionais, nestas oficinas participarão tanto os profissionais de saúde, como também os profissionais das polícias civil e militar para que nós todos estejamos mais capacitados para atuar em momentos que envolvam a prevenção do suicídio”, comentou.
Também estiveram presentes a delegada de Polícia Civil, Anamelka Cadena, a presidente do Centro Débora Mesquita, Késia Mesquita, membros da Gerência de Atenção a Saúde Mental da Sesapi e da Polícia Militar. Entre os pontos discutidos, a capacitação dos profissionais que atuam atendendo a sociedade mostrou-se como ponto principal.
Para a delegada Cadena, "a capacitação e o aperfeiçoamento dos profissionais permitirá um atendimento mais humanizado e efetivo para a população que lidar com esse problema tão delicado. Essa capacitação fará a diferença no que se refere ao enfrentamento ao suicídio”, disse .
Já a Késia Mesquita, que já atua há sete anos no enfrentamento ao suicídio em apoio à população, fala que a proposta de um trabalho integrado traz pontos positivos para a comunidade. Ela destaca que a preocupação de lançar um plano a longo prazo - com um passo de cada vez - pode sim ajudar a reduzir os índices de suicídio.
Setembro Amarelo
Setembro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. O Setembro Amarelo é uma Campanha Nacional que marca as ações sobre o tema, além de enfatizar a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental das pessoas.
Fonte: https://cidadeverde.com/noticias/307365/setembro-amarelo-piaui-iniciara-o-plano-de-prevencao-ao-suicidio
Nenhum comentário:
Postar um comentário