A Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS) e a
Associação de Suicidologia da América Latina e Caribe (ASULAC) juntas
se manifestam com profundo pesar a respeito da tragédia ocorrida hoje, quinta-feira, dia 4/7/2019, durante a abertura do evento “Simpósio de Oportunidades no cenário da
Cadeia de Gás Natural em Sergipe”, envolvendo um suicídio.
Este ato
gerou uma extrema comoção não só entre os participantes, como também em
todo Brasil, deixando os especialistas em saúde mental e em suicidologia
em alerta.
Lamentavelmente testemunhamos o surgimento de inúmeras especulações a respeito do motivo que levou a pessoa em questão a um ato tão extremo, além de informações inverídicas, vídeos e imagens a respeito deste triste episódio.
Reiteramos, portanto, as seguintes informações:
- Suicídio em local público requer cuidados redobrados pela possibilidade de contágio A divulgação e compartilhamento de vídeos e imagens, bem como notícias de especulação em torno de possíveis causas são desaconselhados.
- Suicídio é um fenômeno multifatorial, não sendo possível atribuir uma única causa. Suicídio está associado a presença de transtornos psiquiátricos, em especial, transtornos de humor, como a depressão.
- A crise econômica é apenas um dos fatores de risco possivelmente presentes. É imprescindível cuidar da redução de acesso aos meios, incluindo arma de fogo.
- Não cabe julgamento ou indicação de culpados. Lembramos também a importância do cuidado com os que lá estavam, em função do possível trauma e seus desdobramentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário