quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Atitude exemplar na mídia: o caso do jornal "A Notícia", de Joinville-SC

"Informar é transformar" é o propósito assumido pelo jornal "A Notícia", do Grupo RBS.

Trata-se de um posicionamento estratégico cujo objetivo é "produzir informação com objetivo de contribuir para a transformação da sociedade".

Neste contexto é que se inserem as matérias jornalísticas sobre o suicídio veiculadas pelo jornal.

Como complemento o Grupo RBS mantém suas diretrizes alinhavadas e disponíveis no Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística.

Marina Andrade, editora-chefe, explica, na prática, o título da matéria em que estão divulgadas estas informações: Falamos sobre suicídio, mas com o propósito de transformar.
Entre a tarde de quarta e a madrugada desta quinta-feira, um incidente envolvendo um homem que ameaçava cometer suicídio no último andar de um shopping na área central de Joinville resultou na interdição de ruas — uma delas por quase 12 horas.
Mesmo estando ciente da situação desde o início da ocorrência, o "AN" decidiu por noticiar o fato após o desfecho da situação. A escolha teve como base o impacto causado na comunidade e o objetivo foi contribuir para a atuação das equipes de salvamento e minimizar possíveis impactos de uma divulgação.
O suicídio é um tema delicado, mas que não está vetado do nosso veículo. Tratamos do assunto de forma propositiva, com foco na prevenção e superação, como exemplificado nas reportagens abaixo.
Uma das reportagens, abaixo, em destaque, é um primor de jornalismo e de projeto gráfico.
Reportagem especial sobre suicídio traz dados, histórias e dicas de prevenção
Que outros jornais sigam nesta trilha!




Nenhum comentário:

Postar um comentário