quinta-feira, 18 de julho de 2013

Como em Portugal, no Uruguai os idosos são muito vulneráveis e ajudam a manter uma alta taxa de suicídios

Número de suicídios no Uruguai é duas vezes maior que o de homicídios

O número de suicídios que acontece a cada ano no Uruguai é mais que o dobro que o de homicídios, revelou nesta quarta-feira o ministro de Desenvolvimento Social, Daniel Olesker, durante a realização do Dia Nacional de Prevenção do Suicídio.

O ministro explicou que, segundo as últimas estatísticas, em 2012 ocorreram 540 suicídios, uma prática que afeta com maior intensidade pessoas de mais de 60 anos e entre os 15 e os 30.

Segundo Olesker, o índice médio de suicídios no Uruguai é de 16,5 para cada 100 mil habitantes, enquanto os homicídios acontecem em uma taxa de sete para cada 100 mil.

Nesse sentido, tanto Olesker como a ministra da Saúde uruguaia, Susana Muñiz, pediram uma "reflexão" na sociedade para trabalhar para "prevenir e sensibilizar a população perante este problema tão doloroso, que deixa grandes sequelas".

O alto número de suicídios registrado no Uruguai, que lidera junto com Cuba a lista de países da região onde mais pessoas se matam, se explica segundo os estudos pelo alto número de idosos que vivem sozinhos e em lugares remotos do interior.

Além disso, em dezembro do ano passado, a Pesquisa Nacional de Saúde Adolescente revelou que 10,1% dos adolescentes do país tentou suicidar-se no último ano e 12,3% considerou "seriamente" essa possibilidade.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/america-latina/numero-de-suicidios-no-uruguai-e-duas-vezes-maior-que-o-de-homicidios,984406903e5ef310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

2 comentários:

  1. pelo que pude perceber,além do clima e das condições sociais,a desestrutura familiar:índice de separações e o descompromisso sexual que em outras palavras seria a banalização do sexo.figuram entre as causas.irreligiosidade,incluso o ateísmo e a fraca participação do catolicismo romano.bem!creio que os missionários brasileiros que invadem o Uruguai contribuam para que o tal índice diminua.o ideal sempre será encontrar seus próprios meios mas enquanto isso meditemos....


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo seu comentário, Marco!

      Você fez um complemento precioso ao descrever as outras causas que alimentam a tragédia do suicídio entre idosos.

      Não sou adepto das missões religiosas, mas os bons e sinceros missionários, além das pregações, se tornam verdadeiros irmãos-arrimos do próximo e salvam vidas...

      Um dia, num futuro distante, religião será religação (trabalho de embelezamento interior) e solidariedade (confraternização verdadeira) e não somente "conversão"...

      Nestes tempos novos certamente o suicídio não mais será algo comum, pois teremos aprendido a cuidarmos bem mais uns dos outros!

      Abraços,
      Abel

      Excluir