sexta-feira, 5 de abril de 2013

Portugal e seus esforços em favor da prevenção do suicídio

Os meios de comunicação de Portugal tem dado ampla cobertura às ações de prevenção do suicídio nesta última semana (31/3 a 5/4/2013)


Suicídio: plano de prevenção prevê subida do preço das bebidas...
TVI24
O aumento do preço das bebidas alcoólicas e a restrição do acesso a meios letais, bem como o investimento em saúde mental nas crises, são algumas das medidas do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, divulgado esta segunda-feira. O documento (...)

Abaixo um dos trechos mais interessantes desta matéria:


Jornalistas devem ter formação para saberem noticiar suicídios sem causar propagação

Este plano recomenda ainda que os jornalistas tenham ações de formação regulares, para saberem quando e como noticiar suicídios, já que as suas notícias podem ter um «efeito devastador», na propagação destes comportamentos.

«Os media podem ajudar ou dificultar, na prevenção do suicídio, consoante promovam a educação pública ou aumentem a visibilidade do suicídio», podendo desta forma «ter um efeito devastador na propagação de comportamentos autolesivos e atos suicidas».

O documento chama ainda a atenção para o «fenómeno relativamente recente e ainda pouco estudado» da internet e das redes sociais, pela sua inegável influência e «mais difícil» controlo, uma vez que depende essencialmente dos utilizadores.

«No campo da prevenção, a sensibilização e formação de todos para as vantagens da comunicação social e das redes sociais na promoção da saúde mental, é uma medida importante, pelo que ações de formação a jornalistas deverão ser implementadas regularmente», recomenda o documento, sublinhando que esta estratégia «deve encorajar a comunicação social a uma forte contenção na publicação de notícias de suicídios».


Para ler a matéria completa clique aqui.

Álcool mais caro e mais barreiras em pontes para evitar suicídios
Público.pt
Álcool mais caro e mais barreiras em pontes para evitar suicídios. Plano Nacional de Prevenção do Suicídio hoje apresentado defende reforço de medidas de apoio aos desempregados. Portugal tem uma taxa de ...


Para ler a matéria completa clique aqui.


Polícias e presos são prioridade na prevenção do suicídio
Expresso
O que têm em comum polícias e presos? Uma elevada ocorrência de suicídios. De tal forma que o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio hoje divulgado...

Para ler a matéria completa clique aqui.


Suicídio: inquéritos descuidam possíveis homicídios
Diário IOL
As mortes equívocas em Portugal carecem muitas vezes de uma investigação «cuidada» pelas autoridades policiais, considera o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, colocado em consulta pública esta segunda-feira. O documento assume que...

Para ler a matéria completa clique aqui.


Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) 2013-2017
O presente Plano Nacional de Prevenção do Suicídio (PNPS) 2013-2017 é uma necessidade premente do país tendo em conta o impacto do suicídio na saúde...

Para ler a matéria completa clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário