quarta-feira, 27 de março de 2013

Modelo da Aliança Europeia contra a Depressão avança em Portugal


ULS de Matosinhos implementa programa de prevenção ao suicídio


A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) está a implementar um programa de intervenção com o objectivo de promover cuidados de saúde dirigidos a doentes com depressão e à prevenção do suicídio, seguindo o modelo da Aliança Europeia contra a Depressão, avança a agência Lusa. Após os resultados conseguidos no projeto-piloto de prevenção do suicídio na Amadora, é a agora a vez de Matosinhos aplicar este “programa de intervenção comunitária, com uma metodologia testada e documentada”, refere, em comunicado, a médica psiquiatra Fátima Ferreira, diretora do Departamento de Saúde Mental da ULSM.

O projecto assenta na criação de parcerias e de plataformas interinstitucionais, com a formação e actualização dos médicos de família, pela população em geral e ainda pela formação padronizada de agentes da comunidade, como por exemplo os professores, os policiais, os padres, os farmacêuticos ou assistentes sociais.

Na ULSM já 105 médicos de Medicina Geral e Familiar receberam formação em depressão dada pelos psiquiatras da instituição, estando prevista a criação de uma linha telefônica direta ao Departamento de Saúde Mental, disponibilizada após a alta hospitalar de qualquer utente da ULSM que tenha feito uma tentativa de suicídio.

Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/27-03-13/uls-de-matosinhos-implementa-programa-de-prevencao-ao-suicidio

Nenhum comentário:

Postar um comentário