sábado, 22 de dezembro de 2012

OSPI-Europe: êxito na prevenção do suicídio em Portugal


Entre 2008 e 2012, vários especialistas da área da saúde e da segurança acompanharam de perto a população da Amadora, no âmbito de um projeto europeu na prevenção do suicídio (OSPI-Europe: Optimising Suicide Programmes and their Implementation in Europe).

O estudo, que é financiado pela Comissão Europeia e em Portugal é coordenado pelo Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, aponta para uma redução em mais de 20% das tentativas de suicídio. Antes do início da implementação do programa, a taxa de tentativas de suicídio na Amadora era de 150 por 100 mil habitantes. Dois anos depois era de 115. Em comparação, em Almada, concelho que serviu de ponto de comparação, e onde não houve qualquer intervenção, as tentativas de suicídio subiram 10% no mesmo período.

 O programa teve lugar noutros países, como Alemanha, Irlanda e Hungria. Em Portugal os dados serão divulgados em janeiro.

"Nada disto teria sido possível sem o envolvimento do tecido vivo do concelho e o maior desafio - e sucesso - foi obter a colaboração e parceria das instituições e pessoas do concelho", refere Ricardo Gusmão, médico psiquiatra, professor na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e coordenador da Aliança Europeia Contra a Depressão em Portugal (EAAD-Portugal), implementando o estudo OSPI-Europe com uma equipa de seis pessoas no concelho da Amadora.

Sabia que...

1. Em Portugal a doença mental afeta mais de dois milhões de pessoas por ano. A depressão afeta 400 mil portugueses adultos por ano 3. A depressão é a doença que gera mais incapacidade, mensurável por produtividade perdida em baixas médicas e invalidez permanente 4.  Em Portugal morrem duas mil pessoas por suicídio por ano. O suicídio de cada português tem um custo de 2 milhões de euros.

Fonte: http://expresso.sapo.pt/tentativas-de-suicidio-descem-mais-de-20-na-amadora=f775227


Sobre o Projeto OSPI

Em 2010 foi assinado um Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal da Amadora e a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, que consistiu no desenvolvimento e na implementação de um projeto de investigação na área do suicídio, denominado OSPI – Optimised Suicide Prevention Programs and their implementation in Europe, no município da Amadora.

O OSPI teve como finalidade fornecer à União Europeia um constructo baseado na evidência científica para a prevenção do suicídio. Deste modo, possibilitará a implementação de programas de prevenção, previstos no Plano Nacional de Saúde Mental.

O estudo contemplou os seguintes níveis de atuação:

Nível 1 – a formação dos médicos de família e outros profissionais de saúde, utilizando sessões de formação e vídeos;

Nível 2 – campanha pública de informação e atividades de relações públicas. As mensagens nucleares da campanha são: “A depressão é uma doença real”, “A depressão pode atingir qualquer pessoa em qualquer momento”, e “A depressão tem tratamento”, “Nós podemos ajudar”;

Nível 3 – formação para agentes sociais, ditos facilitadores comunitários, tais como farmacêuticos e técnicos de farmácia, padres, assistentes sociais, cuidadores geriátricos, agentes das forças de segurança, professores e profissionais de comunicação social;

Nível 4 – suporte dirigido a grupos de alto risco e seus familiares (pessoas que ‘sobrevivem’ ao suicídio e que lidam com familiares suicidários) e apoio a grupos de autoajuda;

Nível 5 – restrição do acesso aos meios letais e verificação de locais de risco (ex: troço de linha de comboio desprotegida) com a colaboração da Câmara Municipal da Amadora e colaboração estreita com as farmácias, no que diz respeito à venda de medicamentos.

Fonte: http://local.pt/resultados-sobre-projeto-sobre-suicidio-apresentado-na-amadora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário