segunda-feira, 9 de abril de 2012

Manual de prevenção ao suicídio no Rio Grande do Sul


Manual de prevenção ao Suicídio é distribuído para redes de atendimento

O Manual de Prevenção ao Suicídio já foi lançado e começou a ser distribuído para as redes de atendimento. A observação é do médico psiquiatra e coordenador da saúde mental e telessaúde do Sistema de Saúde Mãe de Deus e pesquisador da Universidade Estrácio de Sá do Rio de Janeiro, Ricardo Nogueira. O informativo é o resultado de uma pesquisa realizada nos municípios de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Candelária e São Lourenço do Sul por Nogueira e uma equipe.

O material apresenta orientações aos que atuam em áreas, como de saúde, de assistência social, de educação e de segurança pública, além de dicas de prevenção aos pacientes que necessitam desse tipo de auxílio.

Vai auxiliar na prevenção e identificação dos casos. Ele afirma que a capacitação desses profissionais é a melhor forma de prevenir mais ocorrências. “Principalmente, para as Unidades Básicas de Saúde, emergência e Programa de Saúde da Família. È a melhor maneira. O trabalho deve ser permanente”. Uma equipe deve se dirigir para Venâncio Aires, nos próximos meses, mas ainda sem data definida.

Conforme ele, um evento de relançamento vai ser realizado durante um Seminário sobre a Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio que ocorre no dia 22 de maio no Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre. “Já foi lançado de forma digital e impressa. Deve sair ainda uma edição de bolso”. O médico destaca que o material deve ser distribuído para os municípios gaúchos.

Nogueira observa que, em Venâncio Aires, já foram registrados mais casos de janeiro até março. “Isso nos preocupa”. No entanto, lembra que em cidades como Santa Cruz e Candelária houve diminuição. “Das 20 cidades brasileiras com mais índices de suicídio, 10 estão no Rio Grande do Sul”, alerta.

A coordenadora do Programa de Prevenção à Violência (PPV) de Venâncio Aires, Cristina Telles Silva Pfeiffer, explica que já são entregues os manuais para as Unidades Básicas de Saúde do município e para os profissionais de saúde mental do Hospital São Sebastião Mártir. “Em breve teremos mais exemplares, que é de fácil leitura”.

De acordo com a primeira sargento da Brigada Militar do município, Carla Sibere de Oliveira, durante a pesquisa para a realização do manual foi possível perceber que na maioria dos casos de Venâncio Aires as pessoas tinham histórico de violência, como vítimas ou como agressores. “É urgente que se passe a desmistificar isso. È um problema que envolve várias famílias e é preciso identificar as vítimas. A violência passa de geração em geração. Pessoas que sofrem com isso, devem procurar tratamento e não deixar chegar a esse ponto”.

Além de Cristina e Carla, de Venâncio Aires também colaboraram na pesquisa a representante do Centro de Atendimento Psicosocial (Caps), Ângela Cristina Martins e da Educação, Alice Theis.

No mês de março do ano passado, ocorreu um Seminário sobre o assunto na Sociedade de Leituras que reuniu representantes de 29 municípios gaúchos.


07/04/2012 - Carolina Schmidt - Folha do Mate
Fonte: http://folhadomate.com/noticias/80-saude/1501-manual-de-prevencao-ao-suicidio-e-distribuido-para-redes-de-atendimento

2 comentários:

  1. Boa notícia!

    O Estado que lidera as estatísticas de suicídio também lidera as ações para solucionar o problema. Nos últimos seis meses o Rio Grande do Sul já abriu dois postos do CVV: Santa Maria e São Marcos. Anteriormente a cidade Chapada, com índice altíssimos, organizou-se nesse sentido e também abriu um posto do CVV. Essa ação comprovou a queda dos índices um ano após a abertura do posto na cidade. Os voluntário do CVV hoje são parceiros da comunidade e até foram convidados para fiscalizar a merenda escolar.

    ResponderExcluir
  2. Grato, Dalmo, pela excelente notícia!!

    ResponderExcluir