ROTEIRO DE ABORDAGEM DE QUADROS PSIQUIÁTRICOS NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA MÉDICA II - TENTATIVA DE SUICÍDIO
Fernanda Carvalho Lopes
Prof. Dra. Márcia Gonçalves
Definição
Emergência psiquiátrica é qualquer situação de natureza psiquiátrica em que existe um risco significativo de morte ou injúria grave para o paciente ou para outros, necessitando de uma intervenção terapêutica imediata.
Como todas as urgências, a psiquiátrica exige um atendimento em ambiente de Pronto Socorro Geral.
A abordagem deve ser multidisicplinar e com suporte para complicações clinicas, intervenções cirúrgicas, ortopédicas, etc.
O suicídio é um risco sempre presente junto aos pacientes com transtornos psiquiátricos.
Incidência anual de suicídio, entre 10 e 20 a cada 100.000 indivíduos, na população geral mundial. Geralmente associado a transtornos psiquiátricos ou ao abuso de drogas . 10% a 25% das mortes de pessoas com depressão maior de forma semelhante em uni e em bipolares.
- O diagnóstico dos transtornos do humor ocorre em um quarto dos casos de suicídio e somente uma fração destes recebem tratamento médico adequado.
Neste século, as taxas de atos suicidas pouco mudaram na população geral. A única prova substancial da eficácia do tratamento psiquiátrico é a redução do risco de suicídio durante o tratamento em longo prazo com lítio.The Journal of Clinical Psychiatry, vol 60, suppl.2, 1999.
A Tentativa de Suicídio
É importante saber que: De 10 pessoas que se matam, 8 dão avisos sobre suas intenções.
Cuidado com a idéia: “Quem quer se matar, não avisa!” NÃO É VERDADE!!!
Para ler mais: http://www.polbr.med.br/ano10/prat0910.php
Excelente referência!
ResponderExcluirAbraço!