segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Por que as pessoas morrem de suicídio?

Palestra em Goiânia, na Universidade Federal de Goiás

ENTIDADE ORGANIZADORA: PATS - Programa de Estudos e Prevenção do Suicídio e Atendimento a Pacientes com Tentativas de Suicídio

DATA: 17/09/2010 Sexta-feira

HORÁRIO: 8:00 Hs

LOCAL: Anfiteatro do Raio-X do HC/UFG

ENDEREÇO: 1ª Avenida Nº 545 Setor Universitário

INFORMAÇÕES: Depto. de Saúde Mental e Medicina Legal - 3209-6150

Seção de Psicologia - 3269-8284

PÚBLICO ALVO: Profissionais e Estudantes da Área da Sáude

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Programa de Estudos e Prevenção do Suicídio e Atendimento a Pacientes com Tentativas de Suicídio (PATS) promove, no dia17/9, no Anfiteatro do setor de Raios-X do Hospital das Clínicas,às 8h, uma mesa-redonda com o tema “Por que as pessoas morrem de suicídio”. Sob coordenação da professora Célia Maria F. da Silva Teixeira, as palestras serão proferidas pela professora de Psiquiatria do Departamento de Saúde Mental e Legal, Maria Amélia Dias Pereira; pela psicóloga do Hospital das Clínicas, Cláudia de Paula Juliano Souza, e pelo médico residente de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Thiago Cezar de Fonseca. O evento é destinado a profissionais e estudantes da área da saúde.

Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha divulgado materiais informativos na forma de manuais que tratam sobre a prevenção do suicídio, voltado a diferentes públicos, como médicos generalistas e educadores, a população em geral ainda desconhece a gravidade do assunto. Para compreender o comportamento suicida, o que requer conhecimento interdisciplinar e profissionais qualificados, as áreas de saúde e educação e a família precisam abrir espaço para discutir o problema. Para tentar chamar atenção para esta questão foi também escolhida uma data de alerta: o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que é no dia 10 de setembro.

Uma das formas de combater o problema é conhecê-lo. Entre as intervenções eficazes estão: o controle do uso de substâncias tóxicas (medicamentos e pesticidas) e de armas de fogo; a identificação e o tratamento dos transtornos mentais (particularmente depressão, alcoolismo e esquizofrenia); o acompanhamento psiquiátrico e psicoterápico de pessoas com comportamento suicida (ideação, planejamento, ameaça e tentativa de suicídio); e a proteção de lugares perigosos, como áreas abertas e coletivas de edifícios.

A UFG também desempenha importante papel na prevenção, na medida em que desenvolve projetos estratégicos para identificar e tratar pessoas em risco de cometer suicídio. O PATS, vinculado ao Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFG, funciona no Ambulatório de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC). O programa desenvolve ações de prevenção de suicídio, cumprindo, desse modo, um dos princípios estabelecidos pelo Ministério da Saúde na Portaria Ministerial n°. 1876, de 14 de agosto de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário