Blog destinado à coleta e disseminação de informações sobre prevenção do suicídio e valorização da vida
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Programa de Prevenção da Violência do Rio Grande do Sul e a prevenção do suicídio
terça-feira, 22 de junho de 2010
Novo curso para voluntários do CVV - Posto Abolição - SP

O Posto Samaritano Abolição, vinculado ao Programa CVV de Apoio Emocional e Prevenção ao Suicídio realizará nos dias 17 e 18 de julho, curso para a seleção de novos voluntários da entidade.
Requisitos para ser voluntário:
. Ter mais de 18 anos
. Disponibilidade de tempo (média de 4 horas e meia por semana)
. Disposição para ajudar o próximo e abertura para o autoconhecimento.
. Disponibilidade para comparecer aos 2 dias do evento de formação.
Inscrição:
Pessoalmente: Rua da Abolição 411 - Bela Vista - SP (horário comercial)
Telefone: 3242-4111 depois das 19h
E-mail: samaritanos.abolicao@gmail.com
É sempre bom lembrar que o CVV também está atendendo via chat (www.cvv.org.br) a todos quantos precisam de um ombro amigo.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Suicídio e mídia: discussões se multiplicam

Suicídio e mídia: debate em aberto

Segundo Arthur Dapieve, nos meios de comunicação, há profissionais que acreditam que a informação pode ajudar a reduzir o número de ocorrências de suicídio, mas que a maioria dos jornalistas consideram o tema um tabu, como ocorre em boa parte da sociedade. “O primeiro impulso nas redações é não divulgar, apesar de não haver uma indicação direta de que esse é o procedimento adequado”, comenta o professor. Antônio Marinho complementa que, quando questionados, os jornalistas não sabem dizer de quem partiu a restrição e não a encontram em nenhum manual específico. “É costume falar sobre suicídio quando se trata de casos de polícia ou médicos, como ataques terroristas ou eutanásia, mas sem um enfoque direto ou aprofundamento da questão”, diz o jornalista. “A mídia precisa aprender a discutir o assunto, porque nunca tentou de verdade”.
A jornalista Flávia Junqueira citou que, desde a criação do jornal Extra, em 1998, nunca chegou a ver em seu local de trabalho a produção de uma matéria sobre a prevenção do suicídio. “Há o registro de matérias que falam sobre depressão e que essa doença pode elevar o risco de suicídios, mas não uma matéria que aborde diretamente o problema”, afirma Flávia. O professor Neury Botega acrescenta que o suicídio é uma tragédia silenciosa e silenciada e que é mais comum no Brasil do que se pensa. “Dentre as mortes trágicas, nos meios de comunicação, o suicídio fica a sombra de outros tipos de óbitos, como homicídios e mortes por acidentes de transito”, elucida o psiquiatra. “Se a prevenção é possível? Sim. É claro que não é podemos sanar os suicídios, já que se trata de um problema humano, mas pessoas podem ser identificadas em grupos de risco e ser ajudadas”.
Publicado em 28/5/2010.