segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Música na prevenção do suicídio: o caso do rapper Logic

Performance de Logic no Grammy triplicou ligações para Prevenção do Suicídio

Seguindo o desempenho da Logic no fim de semana passado no Grammy, a linha direta de prevenção ao suicídio viu um grande aumento nos telefonemas


Odeie-o ou ame-o, não há como negar o fato de que Logic está fazendo alguma música significativa e impactante ultimamente. Seu último sucesso com Alessia Cara “1-800-273-8255”, é uma música sobre o relógio da prevenção do suicídio e é uma tentativa de alcançar as pessoas necessitadas e deixá-las saber que não estão sozinhas. A música se transformou em um sucesso maciço e não só obteve a Logic uma indicação no Grammy para “Canção do Ano”, mas também permitiu que ele performace a música ao vivo com Alessia Cara e Khalid no domingo passado no Grammys, onde ele entregou um político e discurso de capacitação no final.

Bem, verifica-se que, seguindo o desempenho capacitador de Logic, o National Suicide Prevention Lifeline, que é uma linha nos Estados Unidos para ajudar na prevenção do suicídio e que o número é o nome da música, viu as ligações triplicar em chamadas em uma janela de 2 horas. Um porta-voz disse à  TMZ que nas duas horas após o rapper ter performado a música, a rede nacional de atendimento telefônico respondeu três vezes mais quantidade típica de chamadas na janela de duas horas.

A NSPL diz que o desempenho da Logic foi “um momento incrível na prevenção do suicídio”, e ele ajudou a demonstrar em todo o mundo que “a cura está acontecendo todos os dias para as pessoas em crise e que há ajuda disponível”.

Este não foi o único impulso nas chamadas que a linha direta viu devido a Logic. Em abril, quando ele lançou pela primeira vez a música, as chamadas para o Lifeline aumentaram 50% e houve um impulso similar ao performar no VMAs em agosto. Então, parece que sempre que Logic executa a música na televisão nacional, ele está ajudando a salvar algumas vidas.

https://portalrapmais.com/performance-de-logic-no-grammy/

2 comentários:

  1. oi,estou em crise depressiva, ja tentei me matar algumas vezes e hoje o pensamento me voltou fortemente a cabeça.. numa tentativa de achar ajuda, encontrei seu site.. entrei em crise depressiva desde o termino do meu namoro em outubro de 2017. um dia meu namorado dormiu cmg dzndo q me amava e no outro que nao me amava mais. foi um choque as coisas q estavam acontecendo na minha vida me jogaram num limbo. descobri q ele, professor de escola particular, assediava menores de idade.. ele tem 40 anos. isso me jogou mais ainda no fundo do poço.. emagreci, perdi minha vaidade. eu n tinha e nem tenho ninguem. meus pais sao separados.. pai sempre foi distante,nunca teve contato e assim como a minha mae ( que mora cmg )ja disseram q preferiam ter me abortado. nao, eu nao sou uma menina ruim.. sempre fui ajuizada, trabalhei desde os meus 18 anos ... acho q minha vida nao tem sentido.quando da pros seus pais nao gostarem de vc .. deve ter algo mt ruim ne? me sinto só.. apesar de apareccer indo p festas e sorrindo, esse foi meu meio de voltar a viver depois de 5 tentativas frustradas de me matar.. de me sentir só, de pedir ajuda a amigos e familia e ninguem fazer nd..resolvi fingir estar bem. As pessoas tendem a se afastar de "individuos" tristes, eles veem isso como doença.. sei la.. pra nao ficar so, resolvi fingir estar bem! sorrir na rua e chorar em ks.
    Perdi trabalho, nao tenho curso superior( meu sonho é fazer meu curso superior) o que complica ainda mais. quando eu passei 8 dias de crise de depressao no meu quarto sem comer, minha mae n teve se quer a coragem de bater na porta pra saber se eu tava viva..
    nao gosto de falar do meu ex.. ele arrancou meu coração fora e sempre q eu o encontro finjo estar bem, disfarço minhas crises de ansiedade e sempre fico depressiva em alto grau so de pensar nele.
    me pergunto, nessa bosta de vida.. sera q esse não é o meu destino? sempre que eu consigo dar um passo pra vem uma onda e me leva pra tras.. muito mais pra tras. eu to cansada............
    hoje eu so penso em acabar com isso, com essa dor.. depois de tantas tentativas, hoje eu tenho consciencia de q se eu fizer dnovo, nao vou errar. :{

    meu nome é Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, seu depoimento é muito precioso, pois certamente mais pessoas tem passado por algo semelhante, mas sem condições, ainda, de falar sobre o que ocorreu com elas (mesmo de forma anônima!).

      Não há como não nos lembrarmos do #MeToo, o movimento de denúncias de abusos sofridos pelas mulheres. A decisão de denunciar pessoas como o seu ex-namorado não é simples por ter muitas implicações. Mas você terá que ENTERRAR ESTE CADÁVER, superar este luto, mesmo com ele solto por aí, impune...

      Não dá para carregar o fruto amargo deste relacionamento abusivo!

      Perdoá-lo, neste caso, é aplicar este remédio em suas próprias feridas.

      Ele está se encrencando, se afundando e pagará caro por cima (mesmo que a justiça tarde!). Independente da sua canalhice, ele é digno de pena, pois está mergulhando na lama e o seu horizonte é de muita dor...

      AGORA COM VOCÊ! O seu futuro pode começar a ser restaurado desde agora. Mas para isso é preciso um pouco de ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA:

      1) Viver um dia de cada vez

      2) Considerar que a pessoa mais importante do mundo é você mesma e, por isso, seu dever de todo dia é SALVAR A PRÓPRIA PELE!

      3) Não se importar com o que as pessoas pensem ou deixem de pensar. Ignorá-las fará você cuidar de quem mais importa: você mesma!!

      4) Encontre uma atividade manual que te permita relaxar e se ocupar prazerosamente por muitas horas. Se puder, faça disso um ofício (fazer pão, cuidar de jardim, cozinhar, fazer artesanato etc. etc.)

      5) Reconstrua ou refaça a sua relação com a Divindade. A crença em uma força superior (não importa o nome que se lhe dê) é sempre fonte de alento e consolação. Para isso não é necessário igrejas ou religiões.

      6) Cante, escreva, pinte, expresse-se de alguma forma por meio da arte. A arte traz em si a cura de muitas feridas. "Cantando eu levo tristeza embora" disse o poeta.

      7) Lembre-se que no "andar de baixo" há sempre alguém ainda em pior situação por ainda não conseguir falar de sua dor. Estenda a mão, ouça sem julgamento, acolha. Ser solidário ajuda a sarar nossas próprias dores.

      Por fim, lembre-se que somos como a legendária Fênix: temos o poder de renascer das próprias cinzas sem precisar morrer (e nos matarmos) para recomeçar...

      Um dia melhor, só por hoje. Amanhã recomeçaremos novamente!

      Muita paz,
      Abel Sidney

      Excluir