domingo, 15 de janeiro de 2017

Suicídio entre indígenas e o barulho que isso pode causar...

O título é provocativo. No Brasil, há quase uma epidemia de suicídio entre os nossos indígenas. Muito pouco se faz para se evitar. Se que é se faz!

Espero que notícias envolvendo os nativos do Quebec, no Canadá, traga algum benefício para guaranis kaiowás ou ticunas...

Suicídios em comunidade indígena do Quebeque "eram evitáveis"

Um inquérito sobre uma série de suicídios numa comunidade indígena do Quebeque questiona o sistema de reservas nativas no Canadá, classificando-o como regime de apartheid, ao qual "é tempo de pôr um fim".

O relatório, publicado no sábado pelo gabinete de medicina legal do Quebeque, conclui que os suicídios de cinco pessoas, incluindo quatro mulheres, ocorridos em 2015 numa pequena

Segundo o médico-legista Bernard Lefrançois, "o problema maior de base reside no regime de apartheid" no qual os nativos estão sujeitos há 150 anos.

"A lei sobre os índios, que é arcaica e antiquada, estabelece dois tipos de cidadãos: os autóctones e os não autóctones", sustenta.

Os autóctones, que "estão sob um regime à parte, foram instalados em reservas nas quais não se podem desenvolver nem emancipar-se", assinala, defendendo que "é tempo de pôr um fim a este regime de apartheid".

Os suicídios alvo de investigação aconteceram entre fevereiro e outubro de 2015, na pequena comunidade Uashat Mak Mani-Utenam, no nordeste do Quebeque.

De acordo com o relatório, as comunidades autóctones são mais atingidas por desemprego, pobreza, consumo de álcool e drogas, criminalidade, violência conjugal, insucesso escolar e o suicídio, sendo que, neste último caso, a taxa é duas vezes superior à média nacional.

O documento sugere ao governo federal canadiano a criação de um centro de prevenção do suicídio entre os índios.

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/723166/suicidios-em-comunidade-indigena-do-quebeque-eram-evitaveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário